Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Artigo de revisão discute métodos capazes de eliminar da água resíduos de medicamentos

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 23, 2023

Com o aumento da produção e do consumo de produtos farmacêuticos, cresce também um problema ambiental: a contaminação de corpos d’água causada pelo descarte inadequado desses compostos. Traços de fármacos como antidepressivos e anticoncepcionais já foram detectados em águas superficiais e na água potável em praticamente todo o mundo.

Os tratamentos convencionais têm se mostrado ineficazes na remoção dessas substâncias, que são altamente complexas e apresentam alta estabilidade e persistência no meio aquático. Por esse motivo, vários tipos de tratamentos alternativos, entre eles os chamados processos oxidativos avançados (AOPs), têm sido estudados.

Uma revisão sobre o tema foi publicada na revista Catalysts por cientistas ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e ao Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Intitulado A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation, o artigo examina estudos conduzidos na área nos últimos cinco anos e que abordam o tema sob diferentes aspectos: os oxidantes utilizados, o método de síntese dos materiais, o tempo de tratamento, o tipo de luz utilizada e a toxicidade dos efluentes.

A revisão destaca as vantagens e limitações dos processos oxidativos avançados na degradação de produtos farmacêuticos. Também lança luz sobre alguns caminhos que pesquisas futuras devem seguir para que a tecnologia possa ser totalmente aplicada.

Entre os autores estão Isabelle Gonzaga e Caio Almeida, ambos bolsistas da FAPESP, além da professora da UFSCar Lucia Helena Mascaro Sales.

O artigo A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation

Via: Agência Fapesp

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.