Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Artigo de revisão discute métodos capazes de eliminar da água resíduos de medicamentos

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 23, 2023

Com o aumento da produção e do consumo de produtos farmacêuticos, cresce também um problema ambiental: a contaminação de corpos d’água causada pelo descarte inadequado desses compostos. Traços de fármacos como antidepressivos e anticoncepcionais já foram detectados em águas superficiais e na água potável em praticamente todo o mundo.

Os tratamentos convencionais têm se mostrado ineficazes na remoção dessas substâncias, que são altamente complexas e apresentam alta estabilidade e persistência no meio aquático. Por esse motivo, vários tipos de tratamentos alternativos, entre eles os chamados processos oxidativos avançados (AOPs), têm sido estudados.

Uma revisão sobre o tema foi publicada na revista Catalysts por cientistas ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e ao Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E o CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Intitulado A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation, o artigo examina estudos conduzidos na área nos últimos cinco anos e que abordam o tema sob diferentes aspectos: os oxidantes utilizados, o método de síntese dos materiais, o tempo de tratamento, o tipo de luz utilizada e a toxicidade dos efluentes.

A revisão destaca as vantagens e limitações dos processos oxidativos avançados na degradação de produtos farmacêuticos. Também lança luz sobre alguns caminhos que pesquisas futuras devem seguir para que a tecnologia possa ser totalmente aplicada.

Entre os autores estão Isabelle Gonzaga e Caio Almeida, ambos bolsistas da FAPESP, além da professora da UFSCar Lucia Helena Mascaro Sales.

O artigo A Critical Review of Photo-Based Advanced Oxidation Processes to Pharmaceutical Degradation

Via: Agência Fapesp

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.