Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Novo biomarcador revela potencial contra câncer pulmonar de alto grau

Escrito por Ana Mariano

julho 15, 2024

A especialista Vera Luiza Capelozzi discute pesquisas que exploram a proteína pleural, capaz de atrair células essenciais para combater o mesotelioma maligno.

Um novo biomarcador conhecido como proteína pleural mostra promessa na predição da mortalidade entre pacientes com câncer pulmonar agressivo, conforme pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O estudo investiga o potencial terapêutico da molécula contra o mesotelioma pleural maligno. Vera Luiza Capelozzi, professora do Departamento de Patologia da FMUSP e coautora do estudo, detalha as descobertas e avalia a importância do biomarcador.

Segundo a professora, o mesotelioma maligno é um tipo de câncer extremamente agressivo que afeta a pleura, a membrana que envolve os pulmões. A exposição prolongada ao amianto pode desencadear inflamações que, ao longo de duas décadas, podem evoluir para essa forma letal de câncer.

Vera explica que a proteína pleural, codificada pelo gene mesotelina, desempenha um papel crucial ao atrair células imunológicas, como os linfócitos T, essenciais no combate ao câncer. O estudo, baseado em 82 casos de pacientes com histórico de exposição ao amianto, revela que essa proteína pode remodelar o microambiente tumoral, inibindo seu crescimento e invasão.

“A mesotelina estava presente em mais de 70% dos pacientes estudados. A terapia combinada com anticorpos que se ligam à mesotelina induz uma resposta imunológica direcionada, especialmente pelos linfócitos CD8”, destaca a pesquisadora.

Os próximos passos incluem ensaios clínicos para validar esses resultados promissores. No entanto, Vera ressalta os desafios enfrentados devido à rápida progressão da doença, o que limita o acompanhamento dos pacientes até estágios avançados.

“É crucial um recrutamento mais extenso de pacientes para comparar a eficácia deste tratamento com outros disponíveis”, conclui a professora.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

FGV apresenta ferramenta inovadora para estudo de doenças hereditárias

FGV apresenta ferramenta inovadora para estudo de doenças hereditárias

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), por meio do PaccanaroLab, lançou a LanDis: uma ferramenta online, gratuita e inovadora para investigar as semelhanças moleculares entre doenças hereditárias. O sistema possibilita que a comunidade...

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Andrea Bocabello

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Andrea Bocabello

Andrea Bocabello é diretora executiva de estratégia, inovação e ESG do Grupo Fleury, e uma grande especialista na área da saúde. Com uma visão moderna e estratégica, Andrea valoriza o papel das healthtechs e a inovação no aprimoramento do setor. Ela acredita no poder...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.