Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Conhecendo o protagonista em inovação na saúde Arthur Lima

Escrito por Letícia Nani

fevereiro 1, 2023

Natural de Salvador, Arthur Lima tem 30 anos, é Dentista, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA), onde pesquisou sobre a qualidade de vida e ansiedade dos dentistas durante a pandemia da Covid19. Atuou como professor, autor e conteudista em faculdades privadas, para cursos de pós-graduação em saúde. Em 2019, fundou, ao lado do jornalista Igor Leo Rocha, a AfroSaúde, startup que cria soluções tecnológicas com foco em saúde e diversidade racial, que possui uma plataforma de conexão entre pacientes e profissionais negros e desenvolvimento de projetos temáticos em saúde para populações vulneráveis.   

Arthur é reconhecido como uma das 100 Pessoas de Descendência Africana mais Influentes em Health Care & COVID Heroes, abaixo dos 40 anos (MIPAD 100), em apoio há década internacional das Nações Unidas para Afrodescendentes (2015-2024) e compõe a lista “Forbes Under 30” pela Revista Forbes Brasil. Palestrante nas áreas de diversidade em saúde, saúde mental e saúde do trabalhador. Finalista do prêmio baiano do Ano 2021, na categoria Ciência. 

Possui certificação em Inovação Política através da Academia de Innovación Política (Asuntos Del Sur) e pelo método MESA. F fellow do Yunus & Youth Fellowship Program 2020, programa internacional destinado ao fomento de lideranças do empreendedorismo social. Foi também participante do programa ALT – Habilidades para gerar impacto, programa de desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas do futuro, promovido pelo Njambre e Amani Institute. 

Ouça a primeira parte deste bate-papo no Oxigenando ideias para a saúde aqui:

O dentista Arthur Lima criou, em 2019, ao lado do sócio, Igor Leo Rocha uma plataforma na qual profissionais negros ganharam protagonismo e onde pacientes de qualquer etnia podem escolher ser cuidado por uma pessoa negra.  

A AfroSaúde é uma health tech de impacto social, considerada o maior hub de soluções tecnológicas em saúde para a população negra focada em desenvolver soluções tecnológicas para esta comunidade. A startup oferece uma plataforma completa que acompanha toda a jornada do paciente: da busca de profissionais com filtro por região ao agendamento e pagamento online de consultas, que podem ser presenciais ou à distância pela ferramenta de telemedicina, isso porque ela conecta pacientes a profissionais negros de saúde e bem-estar de todo o Brasil. Assim, ela dá maior visibilidade aos profissionais negros da área da saúde, conectando-os a pacientes, em todo território nacional, que desejam, além de qualidade profissional, representatividade, identificação e acolhimento durante os atendimentos e ao longo dos últimos anos, a plataforma já viabilizou mais de 3 mil atendimentos, 90% deles direcionados à saúde mental da população negra.    

Os fundadores da healthtech notam que questões como o burnout acabam por ser exacerbadas pelo racismo estrutural e pela homofobia em ambientes profissionais, por isso, a plataforma também permite filtros por área de especialidade, como psicólogos focados em questões de raça, depressão ou ansiedade. 

Para além da atuação junto a empreendedores, a AfroSaúde planeja ofertar seu produto B2B nas corporações através de grupos de diversidade racial, e a ideia é trabalhar com empresas para criar produtos customizáveis conforme as especificidades da população que irá usar o serviço. 

Ouça o podcast:

 

 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.