Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Doenças da mente também podem ter origem em causas ambientais

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 10, 2023

Paulo Saldiva cita experimentos que relacionam o uso do DDT, pesticida banido há décadas, mas cujos efeitos ainda persistem no meio ambiente, ao surgimento de processos de demência como o Alzheimer

Doenças que levam à demência, dentre as quais se inclui o mal de Alzheimer, são o tema desta coluna do professor Paulo Saldiva, que chama a atenção para o fato de que, embora tais doenças guardem um componente genético, têm nas causas ambientais um fator que não pode ser ignorado. Um recente artigo publicado este mês numa revista especializada internacional relaciona o uso e administração de doses do pesticida DDT banido já há algum tempo a um maior risco do surgimento de doenças semelhantes ao Alzheimer em experimentos realizados com roedores em laboratório. Evidências dessa correlação entre o DDT cujos metabólitos persistem no organismo mesmo décadas após o uso do pesticida ter sido proibido vêm desde 2014, quando se descobriu índices mais elevados de resíduos desse pesticida na urina de pacientes portadores de Alzheimer.

O DDT era usado intensamente nos anos 1960 e 1970 e bastante eficaz para proteger as plantações agrícolas do ataque de pragas e insetos, além de oferecer proteção contra doenças como malária, tifo e febre amarela, mas o problema é que seus efeitos ainda persistem no meio ambiente. No Brasil, segundo o colunista, ainda é possível detectar o DDT em pontos específicos de alguns rios, o que nos leva à conclusão de que “O meio ambiente responde às agressões e, nesse caso, é uma resposta de longo prazo”.

Via: Jornal da USP

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.