Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Hilab revoluciona diagnóstico rápido de dengue

Escrito por Letícia Nani

julho 20, 2023

A Hilab, empresa de saúde 100% brasileira e especializada em exames de análises clínicas (EACs), acaba de firmar um contrato com a prefeitura de Lupionópolis, no interior do Paraná, com o objetivo de ajudar a gestão municipal no combate à dengue. O município registrou, recentemente, mais de mil casos da doença – entre 5 mil habitantes, segundo boletim semanal da secretaria responsável. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, de realizar um hemograma a cada 4 horas, nos pacientes agudos, para tratamento adequado, a Prefeitura comprou exames do tipo Point-of-Care Testing, essenciais para o rápido diagnóstico e tratamento médico.

“Passamos por um período de criticidade, no qual, durante seis meses, enfrentamos a pior epidemia de dengue já registrada por aqui. No entanto, esbarramos numa capacidade de coleta limitada para hemogramas, o que refletia em todo ciclo de atendimento. Nesse sentido, encontramos nas soluções da Hilab, graças a tecnologia, e em momento bem oportuno, a resposta para desempenharmos um papel crucial no manejo da situação”, diz Eudes Cavallari Junior, secretário de saúde de Lupionópolis.

“No começo da epidemia, os hemogramas estavam levando cerca de 1 ou 2 dias para ficarem prontos, mas com nossos exames e tecnologia, o resultado sai em até 30 minutos. E isso é crucial para o sucesso do tratamento, especialmente para os casos mais graves, nos quais o diagnóstico rápido e a transferência para hospitais com mais estrutura podem ser determinantes para a manutenção da vida. O principal diferencial para que isso seja possível é a utilização de tecnologia de ponta, confiável e segura, além de Inteligência Artificial para evitar o transporte da amostra para análise”, comenta Patrícia Schmitt, biomédica que atua na Hilab.

O papel da Inteligência Artificial

A prefeitura centralizou o atendimento médico de emergência em um posto do município, dedicado aos casos mais graves. No local, para parte das análises clínicas, os profissionais de saúde utilizam o Hilab Lens, um dispositivo de microscopia exclusivo, inovador e de alta tecnologia, que é o único aparelho point of care testing do mundo que realiza um exame de hemograma completo, por punção capilar, apenas com algumas gotas de sangue. “Com equipamentos laboratoriais disponíveis 24 horas e com resultados em poucos minutos, conseguimos monitorar em tempo real o estado do paciente e as alterações importantes do ciclo da dengue, por meio da contagem de plaquetas, hematócrito, leucócitos e outros elementos, evitando os riscos e as complicações de uma evolução negativa no quadro”, comenta Eudes.

Todos os resultados passam por um sistema de dupla verificação, primeiro por uma IA e depois por um profissional de saúde. Toda a parte da análise é feita de forma remota, e o laboratório recebe os dados da amostra através da nuvem, via Internet das Coisas (IoT). O laudo é entregue diretamente no celular do paciente em até 30 minutos. Nesse formato, o laboratório não depende do envio logístico das amostras biológicas para um laboratório externo. Tudo isso com a mesma eficiência das análises tradicionais. A tecnologia utilizada passou por validações com importantes hospitais do País, tal como o Erasto Gaertner de Curitiba, e, também, por diversos artigos científicos publicados nas mais renomadas revistas científicas do mundo.

“De maneira humanizada, são coletadas algumas gotas de sangue, que são inseridas em cápsulas-teste em equipamentos que usam Inteligência Artificial e oferecem dados para a análise refinada de um profissional da área da saúde. O diagnóstico deve ser sempre levado ao médico, que irá indicar o tratamento ao paciente, mas a testagem por esse método acelera esse processo. Um dos diferenciais da Hilab para empresas e setor público são os dashboards personalizados para acompanhamento epidemiológico da região e que auxiliam nas estratégias de saúde da cidade”, explica Bernardo Montesanti Almeida, diretor médico da Hilab.

Para garantir a acurácia e segurança de suas testagens, a Hilab aplica tecnologia e validação científica em seus exames e, ainda, conta com um rigoroso processo de garantia de excelência externo em parceria com o ControlLab, o maior laboratório de controle da qualidade de exames laboratoriais do Brasil.

Sediada em Curitiba e Manaus, a Hilab já alcança mais de 1.500 municípios brasileiros, atendendo a diferentes necessidades e públicos. A empresa oferece atualmente mais de 30 tipos de exames em seu portfólio e outros constam em seu pipeline, incluindo o primeiro hemograma Point-of-Care do mundo. Esta tecnologia passou por validações com importantes hospitais do País, tal como o Erasto Gaertner de Curitiba, e, também, por  artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas.

Via: Saúde Business

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.