Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Medicina personalizada e os avanços em Big Data e DNA

Escrito por Letícia Nani

julho 20, 2023

A medicina personalizada não é um conceito novo. Hipócrates o teorizou, dizendo que o mais importante é entender que tipo de pessoa tem determinado tipo de doença, e não o contrário. Embora atualmente já está claro que pessoas reagem a medicamentos ou desenvolvem sintomas de forma diferente, não havia muitos recursos antigamente para entender essas diferenças e oferecer atendimento individualizado aos pacientes.

Hoje, a medicina personalizada se tornou uma realidade, graças aos avanços em duas áreas da tecnologia: o sequenciamento de DNA de última geração e análise de big data. Esses dois processos geram um volume de dados sem precedentes que precisa ser armazenado de forma rápida, acessível e com eficiência energética. Para hospitais e outras instalações médicas, a magia disso tudo é ser capaz de dar sentido a esses dados e usá-los para entender as necessidades dos pacientes e oferecer um atendimento adequado.

Aceleração do tratamento de pacientes: o impacto do sequenciamento de DNA

O sequenciamento de DNA é uma parte vital da prestação de serviços personalizados de saúde. Ele permite que os médicos entendam a composição genética das pessoas e tenham mais conhecimento das semelhanças e diferenças que afetam as reações aos medicamentos e a suscetibilidade a determinadas doenças. O principal benefício para os pacientes é receber um plano de tratamento de acordo com as necessidades individuais.

O primeiro sequenciamento bem-sucedido de DNA humano levou dez anos, a um custo de 3 bilhões de dólares. Hoje, graças às máquinas de última geração e à capacidade de armazenamento rápido de dados, é possível sequenciar o DNA em menos de uma hora por menos de mil dólares.

O principal desafio dos médicos atualmente é conseguir analisar rapidamente as amostras de DNA de vários pacientes, porque uma tecnologia ultrapassada simplesmente não consegue fazer isso.

Se você, médico, deseja ter um ambiente em que possa discutir com seus colegas de profissão e diversos especialistas casos clínicos, desafios da vida médica acesse agora a Comunidade médica digital Jornada 360 do paciente e cadastre-se! 

A antiga infraestrutura de armazenamento de dados baseada em discos giratórios é muito lenta e, portanto, o ritmo do progresso é muito mais demorado. Uma das grandes vantagens da tecnologia flash para armazenamento é que ela permite a coleta e a análise simultâneas de dados genômicos de dezenas de pacientes. Isso reduz o tempo necessário para sequenciar o mesmo número de pessoas. O sequenciamento pode, então, ser feito em grande escala, tanto em termos de computação quanto de armazenamento, o que reduz o custo do processo e, ao mesmo tempo, aumenta a escala. Quanto mais pessoas forem sequenciadas, mais dados poderão ser extraídos e melhor será a compreensão de como a medicina pode ajudar as pessoas.

Como lidar com a explosão de dados

Os dados do setor da saúde são heterogêneos em termos de formato, tamanho e frequência de uso. Inclusive, a diferença de tamanho dos arquivos de imagem e dos arquivos genômicos pode variar entre 1 a 1.000 vezes maior. Além disso, o volume de dados criados está aumentando rapidamente – petabytes de informações são produzidos por cada hospital. Isso representa um grande desafio para organizações que precisam decidir como armazenar de forma eficiente e útil.

Nesse contexto, é necessário ter uma infraestrutura que ofereça desempenho e capacidade suficientes para lidar com essa explosão de dados e oferecer medicina personalizada em escala. Atualmente, somente o armazenamento flash de alta capacidade é capaz de atender a essas expectativas. Investir em tecnologia flash preparada para o futuro não é mais uma opção para os hospitais, mas uma necessidade para desenvolver sua experiência em medicina personalizada e fornecê-la em escala. Afinal, esse é o futuro da medicina e o investir agora é essencial para que ele aconteça.

A tecnologia flash abre caminho para a medicina personalizada de última geração

Diante desses desafios, as tecnologias tradicionais de armazenamento estão desatualizadas e obsoletas. As unidades de disco rígido consomem muita energia, ocupam muito espaço, são lentas e incapazes de lidar com a explosão de dados e a necessidade de análises rápidas e em grande escala. Superar esses obstáculos agora é essencial para hospitais e instalações médicas se quiserem oferecer um serviço de medicina personalizada aos seus pacientes. Existem algumas soluções em flash que podem atender a essas necessidades devido ao seu paralelismo, baixo custo, redução de pegada de carbono e baixo consumo de energia. Os benefícios não se referem apenas à velocidade do insight e do diagnóstico mais rápido, mas também à redução de necessidade de espaço físico e do uso de energia, o que é bom para o meio ambiente e reduz os custos.

Muitas organizações do setor da saúde já demonstram o impacto da tecnologia flash na aceleração dos recursos de análise genômica, como o Swiss Health2030 Genome Center e o Australian Genome Research Facility (AGRF).

Assistência médica voltada para o futuro

Hoje, os profissionais de saúde não precisam mais se perguntar se existe uma tecnologia que os ajudem a aumentar a atividade genômica para o benefício dos pacientes. O impacto da adoção dessa tecnologia para os pacientes é imediato: eles recebem o tratamento mais adequado sem gastar tempo ou até mesmo arriscando suas vidas testando diferentes soluções ou medicamentos. Ao encontrar variações genômicas nos pacientes, os profissionais de saúde podem avaliar diretamente a sensibilidade de cada um aos medicamentos e a eficácia, para que possam prescrever o tratamento ideal desde o início.

Ao combinar os dados de várias plataformas de diagnóstico, como imagens médicas e patologia digital, com os resultados da análise de DNA, o médico tem uma visão completa das informações do paciente para tomar uma decisão informada sobre o melhor tratamento. Essa abordagem de medicina personalizada é o tipo de atendimento que qualquer paciente tem o direito de esperar de um hospital atualmente.

Via: Saúde Business

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.