Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

O desafio de combater os desreguladores endócrinos

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 10, 2023

Os desreguladores endócrinos, presentes, por exemplo, na poluição do ar, alteram o funcionamento de nosso organismo e se impõem como um desafio para a ciência

Os chamados desreguladores endócrinos são o tema desta coluna do professor Paulo Saldiva. Nada mais são do que diferentes categorias de substâncias que desregulam o funcionamento do sistema endócrino do organismo humano, interferindo, por exemplo, na secreção de hormônios sexuais, como os estrógenos, a testosterona e até mesmo os hormônios da tireoide. Um dos mais famosos desses desreguladores é o DDT, pesticida usado no passado para eliminar transmissores de doenças infecciosas como a malária e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade agrícola. A longo prazo, descobriu-se, porém, que tinha o poder de promover a desregulação endócrina.

No entanto, muitas outras substâncias podem alterar o funcionamento endócrino do organismo, dentre as quais os poluentes atmosféricos transmitidos por veículos ou indústrias. Saldiva diz que uma parte desses desreguladores tem efeito semelhante a estrógenos, “e essas alterações, quando provocadas por exposição a esses hormônios, podem estar associadas com câncer de mama em idade mais precoce”. Há também redução da qualidade de gametas masculinos, sem falar que podem até mesmo interferir com a secreção de insulina, predispondo à diabete e à obesidade. “A ciência tem um grande caminho ainda a percorrer”, diz o colunista, “mas principalmente clama por processos de produção de alimentos e processos de produção e geração de energia cada vez mais limpos”.

Via: Jornal da USP

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Márcia é empreendedora de segunda viagem, graduada em Economia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Sempre inserida no universo feminino, formou-se em Psicanálise pelo CEP SP, a fim de compreender ainda mais as mulheres. Ela é Business and Executive Coach...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.