Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Os fatores ambientais por trás do aparecimento de pandemias como a da covid-19

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 10, 2023

Paulo Saldiva fala sobre as conclusões a que chegaram pesquisadores de todo o mundo para explicar a relação entre o surgimento de pandemias e os fatores climáticos.

Adensamento populacional, urbanização acentuada, o surgimento de novos agentes patogênicos inclusive com a evolução dos antigos são alguns dos fatores que podem explicar o aparecimento de pandemias, segundo o professor Paulo Saldiva. No entanto, também existem fatores globais a considerar como o aquecimento global e as mudanças climáticas por trás do maior risco do surgimento de doenças infecciosas. No caso específico da covid-19, pesquisadores de todo o mundo, após estudos em 540 cidades espalhadas pelo planeta, chegaram à conclusão de que o clima urbano facilita a transmissão do coronavírus, “Não somente devido às características de mobilidade, políticas e moradias que cada cidade tem, mas, independentemente das características de cada cidade, país ou das políticas adotadas localmente, houve uma contribuição significativa do clima”.

Variações abruptas de temperatura e baixa umidade absoluta são, segundo o colunista, importantes fatores a contribuir para o aumento da covid-19 numa determinada região. “Quando ocorrem esses períodos, seja de baixa temperatura e baixa umidade, o risco de transmissão da covid aumenta 33% e isso significa que nós temos que cuidar também do clima urbano, de recompor a cobertura vegetal, devolver a umidade a esses desertos de concreto que nós construímos e nos prepararmos para as mudanças climáticas.” Nesse aspecto, ainda de acordo com Saldiva, as cidades talvez tenham mais a oferecer no enfrentamento do problema do que os governos nacionais.

Via: Jornal da USP

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.