Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Referência em oncologia, Hospital Amaral Carvalho tem gestão otimizada pelas soluções da Unidade de Gestão Estratégica e Qualidade

Escrito por Editor@

novembro 29, 2022

Hospital filantrópico utiliza as ferramentas que contribuíram para uma melhor assistência e a conquista de uma acreditação

O tradicional Hospital Amaral Carvalho, com sede em Jaú, no interior de São Paulo, é referência entre as instituições filantrópicas brasileiras, principalmente no campo da oncologia. Com cerca de três mil transplantes de medula óssea já realizados, o Amaral passou a ter melhorias nos processos através das soluções da MV para gestão estratégica e da qualidade.

Com 325 leitos e cerca de 2000 funcionários, a instituição precisava de ferramentas que otimizassem a gestão de todos os dados e processos. Com isso, optaram pelas ferramentas de Go Strategy, Go Quality, Go Dash e Go Analytics melhorando a integração com o sistema.

Através do Go Dash, por exemplo, o Amaral Carvalho passou a ter o acompanhamento de atendimentos, gestão de leitos, pedidos de exames e tempo de realização, programação das salas cirúrgicas, avaliações farmacêuticas e conciliação medicamentosa, recursos humanos, medicina do trabalho e gestão de resíduos.

A ferramenta monitora, em tempo real, os processos e desempenho de todas as áreas da instituição através de painéis inteligentes e com diferentes visões setoriais. No dia a dia, o Amaral Carvalho utiliza esses painéis para garantir uma gestão mais eficiente.

E os benefícios vão muito além! O hospital passou a utilizar, em março de 2022, o aplicativo Go Dash, disponível nas App Store e Google Play, para a diretoria e gestores médicos. Os profissionais conseguem ver na tela do smartphone indicadores como a taxa de ocupação diária do hospital, taxa de ocupação da internação, quantidade de óbitos, quantidade de pacientes internados no dia e gestão de alta médica.

“Obtivemos um bom retorno de todos os que utilizam as soluções no dia a dia. Eles conseguem visualizar estas informações em reuniões, viagens e demais situações em que necessitam de um panorama do que acontece no hospital”, afirma Milena Meira Gonçalves, Coordenadora de Tecnologia da Informação do Hospital Amaral Carvalho.

Já a solução Go Analytics, auxiliou a diretoria da instituição na análise de informações de produção, relacionando em um mesmo dashboard, diferentes visões para a tomada de decisão, direcionando a definição de novas estratégias para a sustentabilidade do hospital. Diferentemente do Go Dash, o Go Analytics tem por objetivo trabalhar com um grande volume de dados e séries históricas, facilitando o cruzamento de informações, identificando tendências, garantindo a assertividade nas tomadas de decisões.

As ferramentas do Go Quality, como os módulos de Gestão de Documentos, Ocorrências, Riscos também fazem parte do dia a dia da instituição com sede em Jaú. As soluções proporcionaram uma gestão mais eficiente dos documentos, vão permitir o melhor monitoramento dos riscos e, consequentemente, a assertividade na implantação de ações, além de viabilizar a estruturação de análises estatísticas sobre situações ocorridas.

“As ferramentas da MV contribuíram bastante para a melhoria dos processos da nossa instituição. Sem o monitoramento destes, seria impossível acompanhar e registrar os dados manualmente”, completa a gestora.

No contexto da estratégia corporativa, o Hospital Amaral Carvalho passa a contar com a solução Go Strategy, utilizando a ferramenta BSC para implantação do seu planejamento estratégico, acompanhamento e evolução dos objetivos estabelecidos, o módulo de Análise Crítica e KPIs para mensurar a performance dos setores da instituição, estabelecendo metas e apresentando online os resultados nas reuniões estratégicas.

Acreditação

Em janeiro de 2022, o Hospital Amaral Carvalho recebeu a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 2 por ter cumprido com os padrões de qualidade, gestão integrada e comunicação nas atividades referentes a esse padrão.

Grande parte desta conquista se deu através das soluções da MV. “Para conseguirmos a acreditação, apresentamos o nosso mapa estratégico, do sistema BSC, que possui todas as informações necessárias para a execução e monitoramento. Todos os gestores estão fazendo as análises, por meio do sistema KPI, dentro da ferramenta Go Strategy e isso colaborou para a avaliação”, afirma Milena.

Sobre o Amaral Carvalho

O Hospital Amaral Carvalho é vinculado à Fundação Doutor Amaral Carvalho, uma entidade filantrópica de natureza privada sem fins lucrativos, fundada em 1980 para congregar as entidades vinculadas à instituição de saúde criada em 1915.

A instituição já foi eleita por três vezes como um dos 10 melhores hospitais brasileiros pelos usuários do SUS. No ano de 2022, o Hospital Amaral Carvalho se tornou o único filantrópico oncológico do Brasil com atendimento SUS a ter a acreditação ONA 2.

Via: MV 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.