Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Referência em oncologia, Hospital Amaral Carvalho tem gestão otimizada pelas soluções da Unidade de Gestão Estratégica e Qualidade

Escrito por Editor@

novembro 29, 2022

Hospital filantrópico utiliza as ferramentas que contribuíram para uma melhor assistência e a conquista de uma acreditação

O tradicional Hospital Amaral Carvalho, com sede em Jaú, no interior de São Paulo, é referência entre as instituições filantrópicas brasileiras, principalmente no campo da oncologia. Com cerca de três mil transplantes de medula óssea já realizados, o Amaral passou a ter melhorias nos processos através das soluções da MV para gestão estratégica e da qualidade.

Com 325 leitos e cerca de 2000 funcionários, a instituição precisava de ferramentas que otimizassem a gestão de todos os dados e processos. Com isso, optaram pelas ferramentas de Go Strategy, Go Quality, Go Dash e Go Analytics melhorando a integração com o sistema.

Através do Go Dash, por exemplo, o Amaral Carvalho passou a ter o acompanhamento de atendimentos, gestão de leitos, pedidos de exames e tempo de realização, programação das salas cirúrgicas, avaliações farmacêuticas e conciliação medicamentosa, recursos humanos, medicina do trabalho e gestão de resíduos.

A ferramenta monitora, em tempo real, os processos e desempenho de todas as áreas da instituição através de painéis inteligentes e com diferentes visões setoriais. No dia a dia, o Amaral Carvalho utiliza esses painéis para garantir uma gestão mais eficiente.

E os benefícios vão muito além! O hospital passou a utilizar, em março de 2022, o aplicativo Go Dash, disponível nas App Store e Google Play, para a diretoria e gestores médicos. Os profissionais conseguem ver na tela do smartphone indicadores como a taxa de ocupação diária do hospital, taxa de ocupação da internação, quantidade de óbitos, quantidade de pacientes internados no dia e gestão de alta médica.

“Obtivemos um bom retorno de todos os que utilizam as soluções no dia a dia. Eles conseguem visualizar estas informações em reuniões, viagens e demais situações em que necessitam de um panorama do que acontece no hospital”, afirma Milena Meira Gonçalves, Coordenadora de Tecnologia da Informação do Hospital Amaral Carvalho.

Já a solução Go Analytics, auxiliou a diretoria da instituição na análise de informações de produção, relacionando em um mesmo dashboard, diferentes visões para a tomada de decisão, direcionando a definição de novas estratégias para a sustentabilidade do hospital. Diferentemente do Go Dash, o Go Analytics tem por objetivo trabalhar com um grande volume de dados e séries históricas, facilitando o cruzamento de informações, identificando tendências, garantindo a assertividade nas tomadas de decisões.

As ferramentas do Go Quality, como os módulos de Gestão de Documentos, Ocorrências, Riscos também fazem parte do dia a dia da instituição com sede em Jaú. As soluções proporcionaram uma gestão mais eficiente dos documentos, vão permitir o melhor monitoramento dos riscos e, consequentemente, a assertividade na implantação de ações, além de viabilizar a estruturação de análises estatísticas sobre situações ocorridas.

“As ferramentas da MV contribuíram bastante para a melhoria dos processos da nossa instituição. Sem o monitoramento destes, seria impossível acompanhar e registrar os dados manualmente”, completa a gestora.

No contexto da estratégia corporativa, o Hospital Amaral Carvalho passa a contar com a solução Go Strategy, utilizando a ferramenta BSC para implantação do seu planejamento estratégico, acompanhamento e evolução dos objetivos estabelecidos, o módulo de Análise Crítica e KPIs para mensurar a performance dos setores da instituição, estabelecendo metas e apresentando online os resultados nas reuniões estratégicas.

Acreditação

Em janeiro de 2022, o Hospital Amaral Carvalho recebeu a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 2 por ter cumprido com os padrões de qualidade, gestão integrada e comunicação nas atividades referentes a esse padrão.

Grande parte desta conquista se deu através das soluções da MV. “Para conseguirmos a acreditação, apresentamos o nosso mapa estratégico, do sistema BSC, que possui todas as informações necessárias para a execução e monitoramento. Todos os gestores estão fazendo as análises, por meio do sistema KPI, dentro da ferramenta Go Strategy e isso colaborou para a avaliação”, afirma Milena.

Sobre o Amaral Carvalho

O Hospital Amaral Carvalho é vinculado à Fundação Doutor Amaral Carvalho, uma entidade filantrópica de natureza privada sem fins lucrativos, fundada em 1980 para congregar as entidades vinculadas à instituição de saúde criada em 1915.

A instituição já foi eleita por três vezes como um dos 10 melhores hospitais brasileiros pelos usuários do SUS. No ano de 2022, o Hospital Amaral Carvalho se tornou o único filantrópico oncológico do Brasil com atendimento SUS a ter a acreditação ONA 2.

Via: MV 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.