Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Startups de Saúde em Destaque: Liga Ventures e PwC lançam mapa sobre a evolução das healthtechs

Escrito por Letícia Nani

julho 13, 2023

A Liga Ventures, rede de inovação aberta atuante na América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios, com apoio estratégico da PwC Brasil, anuncia o lançamento do relatório que mostra a evolução das healthtechs no país. Ao todo foram mapeadas 520 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias.

O levantamento aponta ainda que as startups estão divididas em 35 categorias, sendo que as principais são gestão de processos (6,92%); planos e financiamento (6,54%); bem-estar físico e mental (6,15%); buscadores e agendamentos (5,96%); exames e diagnósticos (5,77%); saúde no trabalho (4,23%); inteligência de dados (4,23%); capacitação, informação e educação (3,85%); infraestrutura para telemedicina (3,65%); prontuário, prescrição e triagem (3,46%); marketplace de medicamentos e equipamentos (3,46%).

Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 36% delas foram criadas entre 2019 e 2022. Sobre os investimentos no setor, é possível ver que foram realizados 38 deals entre janeiro de 2022 e junho de 2023, que movimentaram R$ 1,3 bilhões. As startups de planos e financiamento (24%), infraestrutura para telemedicina (16%) e buscadores e agendamentos (14%) tiveram a maior participação no montante total investido no período.

O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (50%), seguido de Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (8%), Rio Grande do Sul (7%), Santa Catarina (5%), Paraná (5%), Pernambuco (3%), Espírito Santo (3%), Goiás (2%) e Ceará (2%).

Maturidade dos negócios

Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das startups mapeadas, onde 34% são emergentes, 30% estão estáveis, 24% são nascentes e 12% delas disruptivas. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se Agenda Inteligente (8%); Biotecnologia (7%); API (6%); Big Data (5%) e Telemedicina (3%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 54% das startups têm como foco o mercado B2B.

“A pandemia impulsionou significativamente o crescimento do mercado de saúde, das healthtechs e startups. E ainda existem diversos desafios a serem enfrentados tanto pelas empresas quanto pelas startups. Com esse estudo, conseguimos ter diferentes insights e realizar análises mais assertivas de como podemos agir para ajudar o segmento a evoluir ainda mais”, analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

Se você é médico e se interessa em discutir sobre o crescimento e desafios de mercado de saúde e das startups no Brasil e sobre muito mais com médicos de diversas especialidades acesse a primeira Comunidade Médica Digital criada pela epharma para facilitar a comunicação e colaboração para orientação diagnóstica e tratamento. 

Acesse a matéria para saber mais da comunidade “Jornada 360 do paciente” aqui ou acesse a comunidade para participar de todas as discussões e checar o que os médicos do país estão falando sobre o ecossistema da saúde clicando aqui! 

Para realizar o estudo foram utilizados dados do mapa de healthtechs da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures, com apoio estratégico da PwC, que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

Via: Saúde Business

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.