Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Taiwan insta OMS a apoiar sua entrada na organização e a permitir sua plena participação

Escrito por +o2labs

junho 9, 2022

Ilha continuará a trabalhar com o resto do mundo para garantir que todos gozem do direito humano fundamental à saúde

Desde o início da pandemia de Covid-19, há dois anos, já foram confirmados mais de 510 milhões de casos da doença e mais de 6,25 milhões de óbitos em todo o mundo.

Enquanto as nações continuam a combater a pandemia, as conquistas de Taiwan têm sido amplamente reconhecidas mundialmente. Segundo registros do último dia 10, a ilha contabilizou cerca de 390 mil casos e 931 mortes —a população local é de 23,5 milhões.

O resultado positivo, em comparação com outras nações, se deu graças ao esforço em conjunto do governo e do povo. Além disso, a taxa de crescimento econômico de Taiwan em 2021 atingiu a 6,45%.


Cobertura universal de saúde

O sistema de Seguro Nacional de Saúde de Taiwan (NHI), lançado em 1995, desempenhou um papel importante na luta contra a pandemia. O sistema do NHI oferece vários serviços de saúde e de alta qualidade, alcançando a cobertura universal (99,9%).

Nesse sentido, o robusto sistema de saúde e o NHI de Taiwan protegeram as pessoas e garantiram a estabilidade social durante a pandemia. Além disso, o banco de dados abrangente do NHI e outros sistemas de informação atualizados têm sido fundamentais para garantir a aplicação bem-sucedida da tecnologia digital para a prevenção de doenças.

O sistema de saúde de Taiwan ficou em segundo lugar no mundo em 2021, segundo o CEOWorld. Na pesquisa anual da Numbeo, Taiwan ficou em primeiro lugar entre os 95 países pesquisados na categoria Índice de Saúde para 2021.


Uso de tecnologia para prevenção de epidemias

Para reduzir o risco de transmissão comunitária, já no estágio inicial da pandemia, em fevereiro de 2020 o governo implementou o Sistema de Quarentena para Entrada, integrando os bancos de dados do NHI, imigração e alfândega para permitir a análise de big data.

Os dados foram introduzidos no Digital Fencing Tracking System, que usava o sistema de posicionamento em telefones celulares para monitorar o paradeiro de pessoas em quarentena ou isolamento domiciliar.

Prontuários eletrônicos e telemedicina

Taiwan vem construindo infraestrutura de informações de saúde desde 2010, como o sistema de troca de registros médicos eletrônicos (EMR). Desde maio de 2021, Taiwan expandiu seus serviços de telemedicina em instituições de saúde e incluiu esses serviços na cobertura do NHI como forma de reduzir o risco de infecções por aglomerações nessas instituições.

Usando os sistemas NHI, MediCloud e EMR, a telemedicina sem contato permite que a equipe médica obtenha os registros médicos dos pacientes e ofereça às pessoas em áreas remotas serviços adequados e abrangentes, ajudando a atingir as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Novo modelo de Taiwan

Taiwan conseguiu conter a pandemia ao mesmo tempo que as pessoas levavam uma vida normal e o país alcançava um crescimento econômico positivo por meio do uso preciso de tecnologia, transparência de informações, controles rígidos de fronteira, triagem precisa e investigação de casos.

No entanto, devido à disseminação mundial da variante ômicron desde o final de 2021, a transmissão comunitária também começou a aumentar em Taiwan. A cepa parece ser muito mais contagiosa, mas causa sintomas leves ou inexistentes.

Tentar bloquear a transmissão de cada caso seria um esforço em vão que afetaria muito a subsistência das pessoas. Portanto, o governo opta, desde abril, por eliminar casos graves, gerenciar casos leves, minimizar impactos gerais e cuidar de casos moderados e graves.

Esse novo modelo de Taiwan busca permitir que as pessoas levem uma vida normal e o país se abra constantemente, enquanto as medidas ativas de prevenção epidêmica permanecem em vigor.


Taiwan pode ajudar e já está ajudando

O mundo de hoje continua a enfrentar desafios da crise sanitária: do fornecimento de vacinas à recuperação pós-pandemia. Os países devem trabalhar juntos e se preparar para possíveis pandemias futuras. Taiwan é um parceiro indispensável para garantir uma recuperação pós-pandemia bem-sucedida.

Para conter a pandemia, Taiwan continuou cooperando com outros países na pesquisa e no desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra a Covid. Além disso, doou suprimentos médicos, como máscaras cirúrgicas e medicamentos aos países necessitados. Isso demonstrou que Taiwan pode ajudar e já está ajudando.

Instamos a OMS e as partes pertinentes a apoiar a inclusão de Taiwan na organização e permitir que ela participe plenamente de suas reuniões, mecanismos e atividades.

Taiwan continuará a trabalhar com o resto do mundo para garantir que todos gozem do direito humano fundamental à saúde, conforme estipulado no regulamento da OMS. No espírito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 das Nações Unidas, ninguém deve ser deixado para trás.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/taiwan-usa-tecnologia-e-cobertura-universal-de-saude-para-conter-a-covid.shtml

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.