Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Tecnologia de CRM omnichannel com workflow permite atender 5 milhões de solicitações

Escrito por Editor@

setembro 26, 2022

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Complementar [ANS], o setor de saúde complementar movimentou em 2019 valores superiores a R$ 160 bilhões em receita de contraprestações (mensalidades), as quais atendem a aproximadamente 47,2 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, ou uma cobertura de 24,36% da população brasileira.

Apesar do significativo volume financeiro deste mercado e a existência de um potencial de crescimento na quantidade de clientes, a administração de operadoras de saúde torna-se uma tarefa complexa uma vez que este mercado é fortemente regulado pelo Estado e muito competitivo, com constante aumento do custo operacional e elevada relação entre as despesas assistenciais e as receitas de contraprestações, ou seja, sinistralidade.

Para garantir a efetivação das solicitações, obter índices de produtividade, permitir o controle dos indicadores de eficiência e prover as informações para os gestores e para os órgãos reguladores da saúde, faz-se necessário um sistema informatizado de gestão de processos, visando o enfrentamento dessa tendência de elevação dos custos despendidos pela população assistida.

As centrais de atendimento das operadoras de saúde devem estar preparadas para responderem as demandas e questões denominadas informações gerais em saúde suplementar, que foram definidas pela ANS por meio da RN 395, que entrou a vigor em maio de 2016. Esta normativa estabelece uma série de regras para o atendimento a beneficiários, entre elas regras para o atendimento telefônico, atendimento presencial, formato do protocolo para rastreamento de demandas, além de determinar que sejam esclarecidas prontamente quaisquer dúvida sobre contrato, cobertura, reajuste de mensalidade e demais questões de natureza geral que não necessitem de acesso ao contrato do consumidor para serem transmitidas.

Algumas demandas como liberações de guias, autorizações para procedimentos, internações e outros serviços são realizadas por uma equipe de apoio, também chamada de retaguarda ou “backoffice”. Tanto as demandas de primeiro nível recebidas pela central de atendimento quanto as demandas recebidas e processadas pela equipe de “backoffice” precisam ser atendidas imperativamente dentro dos prazos preconizados pela ANS.

A AGP Saúde, nome fictício de uma operadora de saúde suplementar de grande porte, investiu na implantação de tecnologia de CRM com workflow em sua área de atendimento e liberação de guias.

Este projeto proporcionou a recepção de mais de 20 mil solicitações e demandas por dia, ou seja mais de 5 milhões solicitações por ano, referentes à mais de 300 tipos de solicitações diferentes, que são automaticamente direcionadas para os processos de negócio específicos das demandas, sendo que cada um dos processos de negócio tem o controle do prazo de finalização (SLA).

O tratamento de solicitações de clientes em grande volume somente é possível com uma solução como o Omniflow, além disso, como este A AGP Saúde possui filiais em todo o estado de São Paulo, a solução Omniflow permite que as demandas sejam tratadas por equipes distribuídas nas filiais, com um controle e gerenciamento centralizado.

De forma complementar aos canais omnichannel da M2G, a AGP Saúde fez uma integração com seu APP, desta forma os clientes podem utilizar os celulares para envio das solicitações com foto dos documentos como, por exemplo, solicitações de internação e procedimentos.

O controle de processos também garantiu um significativo aumento de produtividade, demostrando que o investimento em tecnologias para maior eficiência, em especial ferramentas de CRM, é essencial para a redução de custo das operadoras de saúde. O sucesso desta parceria com a AGP saúde já dura mais de 8 anos.

Via: M2G 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.