Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

TopMed Expande Telessaúde para Sistema Prisional

Escrito por Letícia Nani

setembro 18, 2023

A TopMed, empresa focada em telessaúde e telemedicina, amplia seu campo de atuação com o trabalho direcionado ao sistema prisional brasileiro. Com uma visão alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e dispondo de tecnologia de ponta em Saúde Digital, a empresa passa a atuar em penitenciárias de cinco estados, oferecendo atendimentos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

As penitenciárias atendidas até o momento estão localizadas em Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia e Distrito Federal. A implantação do projeto começou em maio deste ano, e os atendimentos iniciaram no mês de junho. O serviço conta com um corpo clínico composto por médicos de diversas especialidades, capacitados para fornecer atendimento em situações eletivas ou em necessidades de Pronto Atendimento. O serviço é prestado em uma plataforma própria da TopMed.

“A importância do cuidado médico preventivo e curativo para a população carcerária é respaldada pela Lei, que determina a assistência à saúde do preso e do internado. A falta de assistência médica adequada dentro do sistema prisional não só prejudica a saúde dos detentos, mas também pode impactar negativamente em suas famílias e na sociedade como um todo. Além disso, o encarceramento em condições insalubres pode agravar questões de saúde, como a prevalência de doenças infecciosas, infecções respiratórias, alergias, problemas dermatológicos e digestivos, entre outros”, observa Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed.

Segundo ele, com a telemedicina é possível garantir o acesso à saúde para 100% da população carcerária, proporcionando atendimento médico especializado e monitoramento constante de pacientes. Além disso, gestantes também podem receber o acompanhamento pré-natal adequado, e profissionais de Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Terapia Ocupacional estão disponíveis para oferecer suporte integral aos detentos.

“A intersecção entre tecnologia e cuidados de saúde transcende o presente, ela contribui para a construção de um futuro marcado por bem-estar inalienável e um horizonte de segurança para toda a coletividade”, destaca Valda Stange, CEO da TopMed.

Valda reforça ainda que a tecnologia utilizada pela TopMed tem minimizado a necessidade de deslocamentos e presença física de profissionais de saúde, conferindo celeridade e eficácia ao cuidado, diagnóstico e terapia. Esse feito é respaldado por vasta expertise da marca e garante estabilidade e segurança tanto no ponto de atendimento quanto aos envolvidos.

“Por meio de uma atuação proativa e inovadora, aliada a um firme compromisso com a qualidade e eficácia do atendimento, a TopMed assume um papel crucial na superação dos desafios de saúde dentro do sistema prisional. Ao oferecer assistência médica de excelência e acessível, a empresa infunde otimismo e aprimora a qualidade de vida dos detentos, impulsionando um horizonte coletivo de bem-estar e segurança”, complementa Valda.

Via: Saúde Business

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.