Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Unimed Regional Jaú investe em tecnologia para garantir mais eficiência e rapidez no tratamento médico

Escrito por Thamires Pedro

fevereiro 10, 2023

Ao adquirir as soluções do VIVACE MV, instituição conseguiu gerar diagnósticos mais precisos, promover tratamentos mais eficazes e maximizar a segurança do profissional de saúde na tomada de decisão.

Com o intuito de oferecer um atendimento ainda mais completo e eficiente para os mais de 30 mil beneficiários próprios, a Unimed Regional Jaú, o mais novo hospital do sistema Unimed no Estado de São Paulo, escolheu as soluções do VIVACE MV para gerar mais agilidade em todos os processos do setor de medicina diagnostica da instituição. As melhorias do uso do sistema vão desde a realização do exame, a elaboração de laudo laboratorial ou radiológico, até a entrega do resultado ao paciente.

Utilizando o RIS e o PACS do VIVACE MV desde o início da sua operação em junho de 2021, a instituição conseguiu gerar diagnósticos mais precisos, promover tratamentos mais eficazes e maximizar a segurança do profissional de saúde na tomada de decisão. Atualmente, a Unimed Regional Jaú conta com mais de 290 médicos cooperados de diversas especialidades e um espaço de mais de 13 mil m² de área construída.

Ao longo deste mais de um ano de uso, as atualizações do sistema foram fundamentais para melhorar ainda mais o serviço.

“É muito bom contar com uma solução que está sempre atualizada e que entende as nossas necessidades. O fato de podermos acessar as informações dos exames de qualquer lugar é um dos diferenciais”, afirma Maurício Fernando, coordenador de TI da Unimed Regional Jaú.

O Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System, o PACS) e o Sistema de Informação em Radiologia (Radiology Information System, o RIS) adotados pela Unimed Regional Jaú, rastreiam o fluxo de demandas e garantem o acesso facilitado aos laudos médicos para diferentes especialistas, por meio da cloud. Além do ganho de precisão do diagnóstico, o VIVACE MV também permite que o paciente tenha acesso às suas próprias informações e laudos na palma da mão.

Inicialmente, o sistema foi configurado para realizar os exames de Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Ultrassom. O resultado foi tão positivo que em 2022 o escopo do hospital aumentou e ele passou a realizar também exames de endoscopia. Maurício Fernando, detalha como é feito o processo no Hospital.

“O resultado é instantâneo. A partir do momento que finalizou é gerado o link para o paciente acessar externamente. Então, já é passada toda orientação pelo atendimento para acessar. Tanto ele como o médico. Então, com relação a resultados, estamos muito satisfeitos”, pontua.

A solução do PACS sozinho faz o arquivamento e a distribuição das imagens e o RIS proporciona o gerenciamento do fluxo de laudos, desde a entrada no sistema. O primeiro passo do RIS é o pedido do médico; no radiologista, o trabalho é elencado em: laudar, revisar, assinar e finalizar. Após a passagem pelo sistema, os laudos são disponibilizados no portal de exames, é a partir desta etapa, que os pacientes já têm acesso ao resultado.

RIS e PACS integrados, portanto, ampliam a produtividade dos profissionais o que, na saúde, significa ganho de tempo para um contato mais próximo e humanizado com o paciente e até, em alguns casos, para salvar vidas.

Via: UNIMED REGIONAL JÁU

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.