Para fortalecer sua estratégia de negócios e atingir seu objetivo de tornar-se a plataforma líder de saúde no Brasil, oferecendo uma gama completa de serviços de saúde, a Vacinas.net está expandindo a sua atuação para além de vacinas. A empresa, que desenvolveu um sistema próprio para gerenciar todo o ecossistema e que funciona como hub de integração dos players da cadeia de valor do mercado privado, passa também a disponibilizar testes rápidos (POCT), exames laboratoriais e serviços de pronto atendimento. A estratégia tornou-se possível graças à entrada em vigor da nova RDC 786/2023, que regulariza a realização desses procedimentos em farmácias, clínicas e consultórios.
Para colocar essa estratégia em prática, a Vacinas.net pretende capacitar e dar suporte à sua rede de clínicas para atuar conforme a nova RDC. Atualmente são mais de 450 clínicas homologadas em todo o país. A ideia é não só ampliar a oferta de serviços, como também a participação de mercado e sua receita. “Essa nova legislação nos traz a possibilidade concreta de crescimento. Desta forma, de um mercado total de serviços de saúde que equivale a R$ 300 bilhões, nos próximos anos, temos o potencial de atingir boa parte dele, alcançando R$ 128 bilhões”, explica Marcos Tendler, CEO da Vacinas.net.
Para colocar essa estratégia em prática, a Vacinas.net pretende capacitar e dar suporte à sua rede de clínicas para atuar conforme a nova RDC. Atualmente são mais de 450 clínicas homologadas em todo o país. A ideia é não só ampliar a oferta de serviços, como também a participação de mercado e sua receita. “Essa nova legislação nos traz a possibilidade concreta de crescimento. Desta forma, de um mercado total de serviços de saúde que equivale a R$ 300 bilhões, nos próximos anos, temos o potencial de atingir boa parte dele, alcançando R$ 128 bilhões”, explica Marcos Tendler, CEO da Vacinas.net.
Além disso, recentemente a empresa lançou uma plataforma de suporte, que contempla um programa para clínicas aumentarem suas vendas, incluindo help desk, base de conhecimento, consultoria/workshops, fidelização da rede de parceiros, com potencial para atender a mais 3,5 mil clínicas de vacinação, 75 mil farmácias e 35 mil laboratórios. A plataforma está em avaliação atualmente e tem recebido os primeiros feedbacks das clínicas.
O novo momento traz perspectivas ainda mais positivas para a empresa, que cresce ano a ano, em especial no mercado de vacinação corporativa. Em 2021, a empresa faturou R$ 700 mil; em 2022, esse montante chegou a R$ 7 milhões. Para 2023, a projeção é de R$ 14 milhões. Um destaque no ano passado foi a realização de uma das maiores campanhas de vacinação do Brasil que não fosse para a gripe. A Vacinas.net vacinou contra HPV mais de 4 mil funcionários do Grupo Boticário, o equivalente a mais de 12 mil doses.
Todas essas características posicionam a Vacinas.net de maneira diferenciada, permitindo que ela ocupe um nicho próprio, até então não era preenchido pelos principais players do mercado de saúde B2C/B2B, com vantagens competitivas que a diferenciam.
“Isso tudo só reforça a ideia de que somos mais que uma empresa de vacinação. Somos uma plataforma completa para acesso a serviços de saúde. Temos um sistema de CRM próprio, desenvolvido pelo time Vacinas.net; um conjunto de ferramentas de gestão e suporte; sistema de gestão de campanhas para clientes corporativos; rede capilarizada com presença nacional; e know-how técnico”, finaliza Tendler.