Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

A revolução dos antibióticos: Desenvolvimento de Biossensores

Escrito por Letícia Nani

setembro 18, 2023

Antibióticos. Provavelmente, você já foi medicado com algum na sua vida. Eles são muito receitados quando se tem uma infecção bacteriana mais grave ou com potencial de ficar perigosa. Porém, o uso constante deles torna as bactérias mais resistentes, já que elas se “acostumam” com o medicamento, ou seja, toleram melhor as doses mais fracas do remédio ou ele próprio.

Regular a quantidade de antibióticos ingerida e receitada é fundamental, mas o desenvolvimento de novas fórmulas também. É assim que surge a patente Sistema de Expressão para Identificação de Moléculas com Atividade Antimicrobiana.

“Nesse contexto, desenvolvemos um método utilizando biosensores que determina a identificação simultânea de  inibição de  crescimento e o mecanismo de ação, como dano ao DNA, dano a membrana ou parede celular, assim como a inibição de síntese protéica“, explica Estela Ynés Valencia Morante, do Instituto de Ciências Biomédicas, uma das pesquisadoras da patente.

Funcionamento

Ok! Mostrar a importância da patente parece fácil, mas como ela realmente funciona? Por meio da análise genômica de alguns fungos e bactérias, foram descobertos agrupamentos gênicos para a biossíntese de antibióticos — ou seja, que podem ser suscetíveis à ação combativa do antibiótico — que ampliam as possibilidades de criação de novos compostos antimicrobianos. Entretanto, existe uma dificuldade para detectar a sua expressão genética, necessitando de métodos bem específicos.

“A tecnologia é um ensaio funcional que utiliza uma estratégia química-genética para identificar moléculas antimicrobianas por inibição do crescimento e, simultaneamente, determinar seu alvo molecular de ação como: dano ao DNA, inibição de ribossomos ou dano à membrana/parede celular.  Assim, biossensores bacterianos funcionam como uma ferramenta que fornece dados rápidos, de simples implementação e baixo custo“, completa Felipe Chambergo Alcalde, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, também pesquisador da patente.

Tem mais de 20 médicos de diversas especialidades diferentes discutindo sobre este tema na Comunidade Médica digital Jornada 360 do Paciente, você vai ficar de fora das discussões sobre o futuro da saúde? Acesse já: SD Conecta | Jornada 360 do Paciente | Feed e tenha acesso a uma comunidade feita para você!

Ele é utilizado sobretudo contra cepas de bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Mycobacterium tuberculosis, entre outras.

Impactos

Desde Alexander Fleming, conhecido como o descobridor do primeiro antibiótico — a penicilina —, até os dias de hoje, com diversos medicamentos sintéticos, a indústria farmacêutica evoluiu muito. Mas as bactérias também. Nessa corrida armamentista, que ocorre nos mais diversos campos, como na veterinária, na agronomia e na saúde humana, é preciso ter a biotecnologia como aliada.

“Essa tecnologia permitirá reduzir o tempo de descoberta de um antibiótico ao analisar um maior número de amostras sendo naturais ou sintéticas, com aplicação na área de saúde humana, natural ou vegetal. Pretendemos miniaturizar a tecnologia para a identificação microbiana em larga escala“, pontua Ynés. Além disso, a patente está diretamente relacionada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde e Bem-Estar” da Organização das Nações Unidas.

Estagiária sob supervisão de Paulo Capuzzo

Via: Jornal da Usp

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.