Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

BD inova no setor farmacêutico e apresenta o robô BD Rowa™

Escrito por Editor@

setembro 12, 2022

A BD, referência em tecnologia médica no mundo, traz para o Brasil uma solução exclusiva para recebimento, armazenamento, dispensação e controle de medicamentos, o robô BD Rowa™.

A nova tecnologia chega para aprimorar a rotina das farmácias com intuito de melhorar a experiência do consumidor. A robotização assimila as práticas diárias de recebimento, armazenamento e venda de medicamentos. Por meio dela é possível ter controle integral de vencimentos, perdas e desvios, além de ganho de espaço na loja e eficiência na operação.

A implantação do recurso otimiza a operação através do ganho de tempo no recebimento, armazenagem, dispensação e controle dos medicamentos que tradicionalmente são feitos de forma manual, com possibilidades de erros além de um tempo dedicado muito maior por parte dos profissionais.

“Trata-se de uma automatização inteligente que aprimora e elimina tarefas durante a operação de rotina manual da farmácia”, explica Flávia Contin, líder de Medication Management Solutions na BD Brasil. “Com o BD Rowa™ é possível atender um número maior de clientes e de forma mais eficaz, já que o tempo para buscar um medicamento varia, em média, de oito a doze segundos após coletar as informações de uma prescrição”, informa Flávia Contin.

Atualmente, os colaboradores precisam modernizar o momento dentro da loja, dedicar-se ao atendimento e gerar promoções atraindo os clientes. “Os colaboradores das farmácias sabem que vender medicamentos não é mais suficiente. É necessário oferecer a melhor experiência ao consumidor, ter um mix de produtos variados, inovar na jornada de compra do cliente, estar atento às legislações e fidelizar o consumidor”, explica a executiva.

Como funciona o BD Rowa™

O robô possui uma inteligência artificial que assimila as práticas diárias de recebimento, armazenamento e entrega de medicamentos, garantindo controle da operação. Por meio dele é possível ter controle do vencimento dos medicamentos, acuracidade do inventário, ganho de espaço físico na loja, maior eficiência na dispensação de medicamentos além de uma experiência de compra inovadora e muito mais atrativa.

“A necessidade que o cliente tem em se comunicar com o farmacêutico é instantânea. A partir do momento que ele entra na loja, o processo de automatização BD Rowa™ dará ao profissional mais tempo para recepcionar os consumidores com maior dedicação. Nossos estudos indicam que, com automatização, cada colaborador passa a atender a mais de clientes,” explica Monise Albejante, coordenadora de vendas da BD no Brasil.

A automação no gerenciamento de farmácias e drogarias são uma realidade no mercado brasileiro e contribuem para otimizar o trabalho dos colaboradores. “Atualmente o desafio para administração de uma loja está no controle do estoque. Ela precisa ser gerida com cuidado para que haja uma diversificação de produtos. Erros nessa categoria podem prejudicar os negócios, além de afetarem outros departamentos como financeiro e vendas”, conclui Monise Albejante.

Sobre o BD Rowa™

Mais de 10 mil robôs da companhia estão instalados em cerca de 60 países, em especial na Alemanha, sede da fábrica da BD Rowa™. Itália e França também figuram entre os principais mercados. Em 2018 teve início o projeto de expansão pela América Latina, onde a solução já foi vendida para mais de 100 PDVs, com a Argentina liderando este mercado. Ainda estão previstas novas instalações no canal farma brasileiro, com uma meta agressiva para os próximos três anos.

Sobre a BD

A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está impulsionando o mundo da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados com a saúde humana e animal. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde. Para mais informações, acesse www.bd.com.br.

Via: BD

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.