Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Cirurgia Metabólica: Novo Enfoque na Tratamento Integrado da Obesidade

Escrito por Bruna Marchini

abril 17, 2024

O futuro do tratamento cirúrgico da obesidade aponta para uma abordagem mais focada nas doenças associadas, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemia, integrando-se ao conceito emergente de cirurgia metabólica. O professor Wilson Salgado Junior, especialista em cirurgia do aparelho digestivo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, destaca a necessidade de modificações nas portarias ministeriais para uma abordagem unificada desses procedimentos.

A história da cirurgia bariátrica, termo que deriva do grego para “tratamento do peso”, remonta à década de 1960, ganhando relevância crescente a partir dos anos 1980. Em 2013, o Ministério da Saúde regulamentou a cirurgia bariátrica, priorizando casos com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40 kg/m² ou acima de 35 kg/m², quando associados a doenças relacionadas à obesidade.

Estudos indicam resultados eficazes no controle de condições como diabetes e hipertensão, mesmo em pacientes com IMC inferior a 35 kg/m², após a cirurgia metabólica. As técnicas cirúrgicas são semelhantes, mas a priorização é para pacientes com doenças associadas, mesmo com IMC abaixo de 35.

Salgado Junior destaca melhorias pós-cirúrgicas em diversas condições, como colesterol elevado e apneia do sono, ressaltando a redução do risco de câncer com o tratamento da obesidade. Porém, alerta para os riscos e a importância do acompanhamento contínuo.

Os desafios incluem o gerenciamento da fila de espera, especialmente em instituições públicas, diante da crescente demanda, exacerbada pela pandemia de COVID-19. Ampliar o credenciamento de hospitais públicos é crucial para aumentar o acesso pelo SUS, considerando que apenas 0,3% dos possíveis candidatos à cirurgia são operados anualmente pelo sistema público.

Via: Jornal USP

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.