Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carmen Donaduzzi

Escrito por Editor@

dezembro 8, 2022

Carmen Donaduzzi é empreendedora há mais de 30 anos, tendo fundado a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e o Biopark, em Toledo. Farmacêutica pela Universidade Estadual de Maringá, cursou Mestrado e Doutorado pelo Instituto Nacional Politécnico de Lorraine, na França, e especializou-se em Gestão estratégica da tecnologia e inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Grande entusiasta da pesquisa científica e da formação de pessoas, Carmen atuou em diferentes áreas da indústria gerenciando grandes equipes e projetos. Generosa no que diz respeito ao compartilhamento de conhecimento, é reconhecida por sua dedicação à educação – fator que considera capaz de transformar realidades e levar pessoas à melhores condições de vida.

Quando ela casou fazia o segundo grau ainda em uma família que as mulheres não saiam de casa antes de casar, nem dirigiam… Passou em Biologia, não se identificou e voltou a fazer cursinho. Passou em Farmácia na Universidade Estadual de Maringá, uma grande vitória para uma família humilde que não teria condições de pagar uma universidade. Carmen sempre teve curiosidade em saber o que tinha dentro, como é feito, benefícios e malefícios de um medicamento.

No início os pais ajudavam financeiramente o casal Luiz e Carmen Donaduzzi, mas logo eles começaram a se virar para conseguir pagar as contas. Ele concluiu o curso de farmácia antes, montou uma pequena farmácia em Querência do Norte (município do Paraná), moravam nos fundos da farmácia e atendiam aos finais de semana, feriados… Quando o médico da cidade não estava, a população precisava percorrer uns 50 km até o mais próximo, então eles tentavam ajudar no que conseguiam e, quando a situação era grana, chegaram até a dar o pouco dinheiro que tinham em casa para o “doente” ir ao médico.

Um determinado dia, Carmen ainda estudando, o Luiz decidiu querer voltar a estudar e fazer um mestrado em Campinas, eles já com estabilidade financeira os dois foram para Campinas, mas ele, com o tamanho da cidade, relutou. Carmen insistiu e Luiz passou em primeiro lugar e se mudou para Campinas.

Eles moraram na França em função dos estudos do Luiz, Carmen foi sem medo. Lá concluíram mestrado e doutorado em Biotecnologia pelo Instituto Politécnico de Lorraine, em Nancy. No final da década de 80 retornaram ao Brasil e se instalaram em Recife, no Pernambuco, onde iniciaram o empreendimento de produção e comercialização de chás e medicamentos simples.

Começaram a fazer chás na mesa da cozinha e, com chás, saquinhos plásticos e grampeadores, eles se viram se balança para medir os  gramas que iriam colocar. Luiz pegou uma ripa, cortou dois frascos de plásticos com o mesmo peso e assim improvisaram e começaram a vender de porta em porta.

Em meados de 1993, em uma visita aos familiares no Paraná, surgiu a oportunidade de instalar a indústria na região Oeste, visto que o Governo do Estado ofertava apoio através do Programa Bom Emprego. Após conhecerem algumas cidades, receberam uma proposta da Prefeitura de Toledo e optaram por ficar no município. Juntaram-se então aos sócios Arno Donaduzzi (in memoriam) e Celso Prati e iniciaram as atividades de implantação da fábrica e produção dos primeiros lotes de medicamentos em 3 de dezembro daquele ano.

A indústria, que no início contava com poucos funcionários e equipamentos, chamava-se Fármaco. O nome Prati-Donaduzzi surgiu anos mais tarde, em 2003. Aproveitando as oportunidades de mercado, ano após ano realizou investimentos para expansão de sua capacidade produtiva e hoje orgulha-se em ter um parque fabril de alta tecnologia e performance.

No 36° episódio do podcast Oxigenando Ideias para Saúde Dra Carmen Donaduzzi conta sua história e visão empreendedora, resiliência e a paixão pela saúde, além de comentar sobre seus desafios e vivências na França, nesse bate papo imperdível com o nosso CEO Eduardo Mangione.

Ouça agora mesmo

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.