Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Deloitte lança nova ferramenta que auxilia na eficiência operacional do ciclo de receita de hospitais

Escrito por Editor@

agosto 2, 2022

A equipe de inovação em saúde da firma desenvolveu plataforma digital que reduz custos e tempo de diagnóstico de gestão e traz um novo conceito com foco em resultado

Em um momento de desaceleração da economia e aumento de custos, especialmente na área de Saúde, a Deloitte está lançando uma nova ferramenta para realizar um amplo diagnóstico e apontar soluções para melhorar a eficiência na gestão do ciclo de receita de hospitais.

Desenvolvida pela equipe de inovação em saúde da firma, a plataforma digital online permite que os próprios colaboradores e especialistas ligados à gestão dos hospitais preencham 15 questionários segmentados pelas áreas que compõem o ciclo de receita: Call Center; Agendamento Cirúrgico; Autorização; Recepções; Internação; Centro Cirúrgico; Unidade de Internação/UTI; Suprimentos; Auditoria; Faturamento; Contas a Pagar, Contas a Receber; Recurso de Glosas; Comercial; e Cadastro.

Com base nas informações coletadas, é elaborado um relatório completo, que contempla o grau de maturidade dos processos que relacionados ao ciclo de receita, bem como os pontos de melhoria identificados nos processos avaliados. Assim, a partir do diagnóstico, a Deloitte apresenta recomendações segmentadas em quatro pilares do ciclo de receita: acesso ao paciente; integridade da cobrança; eficácia do recebimento; e gerenciamento do tempo. Com essas recomendações, é possível traçar estratégias para melhoria do fluxo de caixa, realização de cobranças assertivas e aumento de receita.

De acordo com as experiências já registradas pela Deloitte em projetos similares, estima-se que, caso os pontos identificados no diagnóstico sejam implementados pelo hospital contratante, é possível obter os seguintes resultados: aumento de 3% a 5% na receita; redução de 10% a 20% no número de dias de faturamento da conta; e redução de 1% a 2% nos valores represados na instituição, relativos a contas que estão com pendências e que não podem ser faturadas.

“Os hospitais continuam buscando alternativas para melhorar o fluxo de caixa e aumentar suas receitas garantindo, assim, alta performance na sua operação. Com o diagnóstico apurado em plataforma online, a baixo custo e com grande agilidade, fica muito mais fácil que os hospitais adotem as medidas mais eficientes para melhorar sua receita, especialmente tendo em mãos as recomendações feitas por nossa equipe”, afirma Enrico De Vettori, sócio-líder para o atendimento às empresas de Life Science e Health Care da Deloitte.

Ao final, o objetivo geral é identificar, por meio de boas práticas, as oportunidades de melhoria dos processos e ferramentas aplicadas ao sistema de gestão dessas instituições, permitindo maximizar os resultados das empresas. Entre as possibilidades abertas para a melhoria de processos, estão eliminar retrabalho, redundâncias e complexidades, evitar perdas financeiras por meio da integridade da cobrança e reduzir o tempo de processamento de contas.

Esse serviço da Deloitte também auxilia na gestão proativa dos indicadores do ciclo de receita, garante aderência das negociações endereçadas às fontes pagadoras credenciadas, implementa ações de ganhos rápidos e ações de médio e longo prazo.

“A nova ferramenta online, desenvolvida pelo projeto Deloitte Digital Advisory, tem o mérito de permitir que o próprio cliente tabule os dados que serão a base do diagnóstico gerado, reduzindo consideravelmente custos e permitindo que nossos consultores se dediquem diretamente a encontrar as melhores soluções para os problemas apurados, sem perder tempo com a fase de análise inicial”, explica Enrico De Vettori.

O sistema de diagnóstico para a eficiência operacional no ciclo de receita de hospitais conta com a dedicação de profissionais com formações específicas voltadas à gestão na área de saúde.

Via: Deloitte 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Absorvente menstrual biodegradável é alternativa menos poluente

Absorvente menstrual biodegradável é alternativa menos poluente

Absorvente menstrual biodegradável é alternativa menos poluente. Com decomposição em até seis meses, produto visa diminuir lixo plástico e poluição. Carolina Schwartz, da Revista Pesquisa FAPESP Menstruar é uma experiência fisiológica ainda marcada por tabus e...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.