Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

É preciso conectar as divulgações financeiras ao ESG

Escrito por Editor@

setembro 12, 2022

É preciso conectar as divulgações financeiras ao ESG, para orientar escolhas estratégicas, impulsionar a inovação e criar valor no longo prazo

rojeta-se que os ativos sob gestão com foco em ESG atinjam um valor de US$ 53 trilhões até 2025 e, ainda que os temas ambientais, sociais e de governança corporativa sejam cada vez mais imperativos para o sucesso dos negócios, a verdade é que o ecossistema ESG ainda é imaturo. É o que aponta nosso estudo global Como realizar todo potencial do ESG +.

Hoje, as empresas podem relatar suas ações de forma seletiva, enquanto só algumas estão mais próximas das melhores práticas de mercado, confundindo investidores e causando desconfiança em outros stakeholders, que vêm, inclusive, acusando empresas de greenwashing.

O conceito FESG + chega para calibrar a balança, conectando as divulgações financeiras ao ESG e garantindo a avaliação assertiva dos custos e oportunidades de negócios, apoiando as empresas a repensarem como usam ESG para informar escolhas estratégicas, impulsionar a inovação e articular a criação de valor no longo prazo.

Nesse sentido, apesar da imaturidade, inconsistência e desequilíbrio entre os muitos fatores que compõem o ESG, uma evolução mais rápida é possível.

Cinco ações a serem tomadas, com base em melhores informações

Envolva-se com os stakeholders: pesquisas anteriores mostraram que a pressão de clientes, funcionários e ativistas aumenta a transparência dos relatórios de sustentabilidade, mas ações e mudanças tangíveis também estão em alta.

Envolva-se com a pressão do investidor: os investidores estão cada vez mais impacientes em exigir mudanças estratégicas. Hoje, 89% dos investidores institucionais nos principais mercados dizem que as empresas com forte desempenho ESG merecem uma avaliação premium para o preço de suas ações e 90% concordam que as empresas que priorizam iniciativas ESG representam melhores oportunidades para retornos de longo prazo, em comparação com as empresas que não o fazem.

Tenha sua narrativa FESG +: as empresas podem se preparar para os tipos de divulgação que serão exigidos e para aqueles que atenderão melhor às suas partes interessadas. As divulgações estabelecidas e apoiadas pela iniciativa WEF IBC são um bom ponto de partida. As empresas também têm a oportunidade de definir como alvo, medir e relatar fatores que vão além do comprometimento net zero, como parte de sua narrativa única.

Entenda seus dados: assim como crescem as demandas por garantia independente de dados não financeiros, também cresce a necessidade de as empresas melhorarem a maneira como coletam, agregam e assumem a responsabilidade de gerenciamento por seus próprios dados. Se os dados forem usados ​​no diálogo formal com investidores e outras partes interessadas ou na avaliação da remuneração dos executivos, sua veracidade torna-se ainda mais importante.

ESG não é uma atribuição apenas do time de Sustentabilidade: para incorporar com sucesso os fatores FESG + nas decisões em todas as partes da organização, do desenvolvimento da estratégia à execução, da inovação de novos produtos à fabricação e distribuição, serão necessários novos modelos de liderança que permitam às empresas abraçar a complexidade e responder ao desafio de forma eficaz.

Resumo

Apesar de o ESG ser cada vez mais imperativo para o sucesso dos negócios, seu ecossistema ainda é imaturo. O conceito FESG + chega para conectar as divulgações financeiras ao ESG, garantindo a avaliação assertiva dos custos e oportunidades de negócios e orientando empresas a conduzirem o ESG de forma estratégica.

Via: EY

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.