Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Fiocruz e UFRJ: Avanços na Previsão de Surto de Doenças Infecciosas

Escrito por Bruna Marchini

fevereiro 29, 2024

A cada ano, surtos de doenças infecciosas afetam milhares de pessoas. A pandemia de Covid-19 destacou a falha do sistema global de vigilância e alerta frente a patógenos respiratórios de rápida disseminação. Autoridades de saúde reconhecem a necessidade de uma vigilância global robusta, baseada em dados comparáveis, para uma detecção e resposta mais rápidas a epidemias e pandemias.

Um estudo recente publicado no Journal of Medical Internet Research destaca o modelo do sistema ÆSOP, desenvolvido para vigilância epidemiológica e produção de alertas antecipados sobre possíveis surtos infecciosos, como H1N1 e Covid-19. Liderado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores da Fiocruz, UFRJ e Fundação Rockefeller, o estudo destaca a importância de fontes de dados alternativas, como monitoramento de atendimentos em saúde, vendas de medicamentos e análise de mídias sociais, na vigilância epidemiológica.

Outro estudo demonstrou a eficácia do uso de dados da Atenção Primária à Saúde (APS) na antecipação de surtos de doenças respiratórias, como evidenciado no estado da Bahia. O projeto ÆSOP busca integrar dados de diferentes fontes para fornecer um sistema operacional às autoridades de saúde, antecipando respostas a possíveis surtos de doenças infecciosas.

Para saber mais sobre o projeto ÆSOP e seu impacto na vigilância epidemiológica, visite o site do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

O desenvolvimento do ÆSOP, coordenado pelo pesquisador titular da Fiocruz Manoel Barral-Netto, tem como objetivo fornecer um sistema de vigilância de próxima geração, integrando dados de diferentes fontes para identificação precoce de surtos de doenças infecciosas.

O projeto ÆSOP visa atender às necessidades futuras de compartilhamento de dados para vigilância epidemiológica, contribuindo para um sistema federado de vigilância epidemiológica e cooperação internacional.

Via: FioCruz

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.