Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

LizarBio Tx: conheça a startup de terapia celular que recebeu investimento da Libbs Farmacêutica

Escrito por Editor@

setembro 15, 2022

Sobre a LizarBio Tx
A PluriCell Biotech foi fundada em 2013 com o propósito de desenvolver terapias celulares no país. Hoje, durante o processo de internacionalização para os EUA e com a mudança e nome para LizarBio Tx, atuam no desenvolvimento de terapias para uma doença neurológica e outra cardíaca, Síndrome de Rett e Insuficiência Cardíaca, respectivamente.

A LizarBio é uma startup diferente do que a maioria das pessoas está habituada a ver. A startup não possui produtos disponíveis no mercado, trabalha com o desenvolvimento de terapias celulares; produz células em laboratório que podem ser implantadas nos pacientes para melhorar as funções dos tecidos que estão danificados. Além disso, a startup faz parte do grupo de startups de base científica que participam do programa Where SCIENCE Happens conduzido pelo STATE e que tem a parceria da Liga Ventures.

Por se tratar de uma iniciativa de inovação radical científica e disruptiva, precisa de um longo tempo de desenvolvimento e de um olhar de investimento a longo prazo. Espera-se que no futuro as terapias celulares possam curar doenças que até agora não têm cura, mas para isso ser possível, é importante que hoje já tenham pessoas pesquisando e trabalhando para isso.

A LizarBio Tx vislumbra que em até 8 anos as terapias que hoje estão em desenvolvimento terão aprovação pelos órgãos regulatórios.

O Cliente e o Desafio

A LIbbs Farmacêutica é uma empresa que produz medicamentos e atua no segmento farmacêutico há mais de 60 anos. Uma parte do orçamento de seu portfólio é destinado à inovação radical e disruptiva, por esta razão a empresa decidiu investir na LizarBio e em terapias celulares. Com isso a Libbs investiu o valor de US $1,1mi na startup em 2018, cumprindo o propósito de acompanhar as tendências do futuro da saúde.

A Solução
O investimento da Libbs Farmacêutica possibilitou que a LizarBio realizasse novos testes para provar que as terapias celulares em desenvolvimento são eficazes através de análises de dados e testes em animais.

A startup LizarBio Tx realizou uma prova de conceito de sua terapia curativa para insuficiência cardíaca e para a Síndrome de Rett. Com os investimentos, realizam testes em animais em seus laboratórios.

Resultados

Ao demonstrar que quando injetam células cardíacas em ratos com alguma insuficiência, eles apresentam melhora no quadro e indicam resposta positiva ao tratamento. Esse teste teve um impacto importante nas pesquisas da LizarBio Tx.

Além disso, a startup conseguiu realizar testes em porcos, onde também foi possível identificar o enxerto das células cardíacas implantadas nos animais e indicam que essas células tem capacidade de recuperar tecido cardíaco nos animais injetados e possivelmente melhora a função cardíaca dos mesmos.

Os testes foram fundamentais para validação do trabalho que a LizarBio Tx vem desenvolvendo.

Via: Liga 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.