Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Malária: Pesquisa Inovadora com Complexos metálicos

Escrito por Letícia Nani

janeiro 8, 2024

Malária

Pesquisadores investigaram quatro novos complexos metálicos contendo rutênio e ouro associados à amodiaquina, fármaco para tratamento da malária. O estudo, coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Bahia, Diogo Moreira, demonstrou que a substância é eficaz na inibição do crescimento do Plasmodium, parasito causador da doença, em múltiplos estágios do ciclo de vida. Os resultados foram publicados no periódico Chemistry Europe.

Os estudiosos se basearam em conhecimentos anteriores de que as quinolinas são consideradas excelentes ligantes para coordenação de metais e são utilizadas como medicamentos para o tratamento da malária. Evidências indicam que metais de transição podem ser conjugados com as quinolinas para serem usados como ferramentas no tratamento.

Quer saber mais sobre a malália no Brasil? Acesse aqui na o2labs!

Desmatamento modifica dinâmica de transmissão e impulsiona malária na Amazônia (o2labs.com.br)

Os complexos de amodiaquina contendo rutênio e ouro demonstraram ser potentes contra o desenvolvimento do parasito in vitro e in vivo. Estas propriedades podem ser atribuídas à capacidade dos complexos de reproduzir a supressão da desintoxicação do heme induzida pela amodiaquina, ao mesmo tempo que inibem outros processos no ciclo de vida do Plasmodium. Os achados do estudo indicam que a coordenação de metais com quinolinas antimaláricas é uma ferramenta química potencial para a concepção e desenvolvimento de medicamentos para malária e outras doenças infecciosas.

Via: Portal Fio Cruz

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Márcia é empreendedora de segunda viagem, graduada em Economia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Sempre inserida no universo feminino, formou-se em Psicanálise pelo CEP SP, a fim de compreender ainda mais as mulheres. Ela é Business and Executive Coach...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.