Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Medicina do estilo de vida

Escrito por Editor@

agosto 2, 2022

A Medicina do Estilo de Vida tem como base o uso terapêutico de intervenções de hábitos de vida baseadas em evidências para tratar e prevenir doenças relacionadas em um cenário clínico.

Ela capacita os indivíduos com o conhecimento e as habilidades de vida para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordem as causas subjacentes da doença. Essa é a definição do Colégio Americano de Medicina de Estilo de Vida (American College of Lifestyle Medicine).

A medicina do estilo de vida começou a ser idealizada em 2004, na tradicional Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Ela surgiu como um movimento que buscava um sistema de saúde diferenciado e sustentável, sempre amparado por estudos científicos e evidências.

No mesmo ano, foi fundado o American College of Lifestyle Medicine (ACLM), primeira sociedade especializada em Medicina do estilo de vida do mundo, que atualmente conta com mais de 6 mil membros.

Essa prática se popularizou por todo o mundo, sendo um dos campos da medicina que mais cresce. Isso se deve especialmente ao fato de que essa medicina representa a promessa de uma verdadeira reforma da saúde – que, na teoria, poderia ser aplicada em praticamente qualquer país.

Ela aplica uma abordagem multiprofissional, empodera os pacientes a adotarem um estilo de vida saudável, promovendo longevidade e maior qualidade de vida, representando a base para a promoção de saúde e bem-estar.

Até o momento, a medicina do estilo de vida não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, mas suas práticas estão em processo de reconhecimento junto ao órgão regulamentador. Nos Estados Unidos, país de origem da prática, ela já é reconhecida há mais de uma década.

Por promover costumes saudáveis como catalisadores para uma vida mais saudável, a medicina do estilo de vida tem grande importância no atual momento. Alimentos industrializados, sedentarismo, rotinas estressantes, tudo isso é extremamente prejudicial para a saúde das pessoas, especialmente nas grandes cidades.

Com o intuito de minimizar esses problemas, essa nova medicina busca reeducar o paciente, para que ele passe a adotar hábitos mais saudáveis, sempre com respaldo em pesquisas científicas comprovadas.

As mudanças que a MEV proporciona impactam em seis pilares que são fundamentais para uma vida saudável:

Alimentação
Atividade física
Controle do stress
Saúde do sono
Controle de tóxicos
Relacionamentos
A medicina do estilo de vida é uma grande aliada no combate às doenças crônicas causadas pelos maus costumes e vícios da vida moderna.

Sobre o Autor: Comitê Técnico Asap

Via: Asap

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Márcia é empreendedora de segunda viagem, graduada em Economia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Sempre inserida no universo feminino, formou-se em Psicanálise pelo CEP SP, a fim de compreender ainda mais as mulheres. Ela é Business and Executive Coach...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.