Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Medicina do estilo de vida

Escrito por Editor@

agosto 2, 2022

A Medicina do Estilo de Vida tem como base o uso terapêutico de intervenções de hábitos de vida baseadas em evidências para tratar e prevenir doenças relacionadas em um cenário clínico.

Ela capacita os indivíduos com o conhecimento e as habilidades de vida para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordem as causas subjacentes da doença. Essa é a definição do Colégio Americano de Medicina de Estilo de Vida (American College of Lifestyle Medicine).

A medicina do estilo de vida começou a ser idealizada em 2004, na tradicional Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Ela surgiu como um movimento que buscava um sistema de saúde diferenciado e sustentável, sempre amparado por estudos científicos e evidências.

No mesmo ano, foi fundado o American College of Lifestyle Medicine (ACLM), primeira sociedade especializada em Medicina do estilo de vida do mundo, que atualmente conta com mais de 6 mil membros.

Essa prática se popularizou por todo o mundo, sendo um dos campos da medicina que mais cresce. Isso se deve especialmente ao fato de que essa medicina representa a promessa de uma verdadeira reforma da saúde – que, na teoria, poderia ser aplicada em praticamente qualquer país.

Ela aplica uma abordagem multiprofissional, empodera os pacientes a adotarem um estilo de vida saudável, promovendo longevidade e maior qualidade de vida, representando a base para a promoção de saúde e bem-estar.

Até o momento, a medicina do estilo de vida não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, mas suas práticas estão em processo de reconhecimento junto ao órgão regulamentador. Nos Estados Unidos, país de origem da prática, ela já é reconhecida há mais de uma década.

Por promover costumes saudáveis como catalisadores para uma vida mais saudável, a medicina do estilo de vida tem grande importância no atual momento. Alimentos industrializados, sedentarismo, rotinas estressantes, tudo isso é extremamente prejudicial para a saúde das pessoas, especialmente nas grandes cidades.

Com o intuito de minimizar esses problemas, essa nova medicina busca reeducar o paciente, para que ele passe a adotar hábitos mais saudáveis, sempre com respaldo em pesquisas científicas comprovadas.

As mudanças que a MEV proporciona impactam em seis pilares que são fundamentais para uma vida saudável:

Alimentação
Atividade física
Controle do stress
Saúde do sono
Controle de tóxicos
Relacionamentos
A medicina do estilo de vida é uma grande aliada no combate às doenças crônicas causadas pelos maus costumes e vícios da vida moderna.

Sobre o Autor: Comitê Técnico Asap

Via: Asap

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.