Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Perspectivas globais do setor de saúde 2022

Escrito por Editor@

setembro 15, 2022

Estamos finalmente vivendo a transformação?
A tão esperada mudança sísmica na área da saúde finalmente chegou? Uma colisão de forças – uma pandemia global de proporções históricas, avanços exponenciais na ciência médica, uma explosão de tecnologias digitais e movimento dos cuidados e prevenção de doenças – provam ser o catalisador da transformação clínica, financeira e operacional há muito tempo prometida.

O setor de saúde global continua enfrentando desafios apresentados pela pandemia – que ainda requer atenção e cuidados nos sistemas de saúde. Mesmo com esses acontecimentos, a experiência humana na força de trabalho da indústria caminha rapidamente para serviços de saúde virtuais, ao mesmo tempo em que constrói parcerias para produzir e adquirir vacinas, tratamentos e suprimentos. As pautas que envolvem temas ambientais e de sustentabilidade são também extremamente importantes.

No estudo global da Deloitte é analisado o atual estado do setor de saúde, explorando seis questões urgentes. Delineamos ações que têm como objetivo ajudar a construir a resiliência e alcançar os melhores resultados. Nesse contexto, como cada público de interesse pode se preparar para o futuro.

Confira os destaques do estudo:

Equidade na saúde. A equidade na saúde é destacada em estudos científicos que relatam que a Covid-19 impacta desproporcionalmente grupos historicamente marginalizados e de baixa renda. Eles enfrentam barreiras que levam a uma assistência de saúde precária em relação a outras partes da população. Essa situação não é nova – a crise apenas destacou as falhas estruturais, preconceitos sistêmicos e injustiça na saúde.

Cuidados com a saúde mental. A pandemia mostrou as fissuras e falhas do sistema global de saúde mental. Na verdade, ela ressaltou que a saúde mental vai além de questões individuais, mas que recebe também a influência do ambiente político e socioeconômico.

O futuro da ciência médica. Descobertas científicas mudarão drasticamente a forma como são feitos os diagnósticos e tratamentos de diferentes doenças. Avanços relacionados a medicamentos, nanomedicina, genômica, microbiometria, metabolômica e outros pontos que estão acontecendo exponencialmente com base em estruturas de ensaios clínicos inovadores, participantes do mercado e maior participação do consumidor.
Recriação da saúde pública. A força de trabalho da saúde pública foi colocada sob pressão por muito tempo, resultando em um esgotamento generalizado e em estresse pós-traumático – principalmente em países onde a escassez de profissionais já era um problema antes da pandemia. Isso aumentou a dificuldade na busca de contratos, coleta e análise de dados, planejamento, logística, distribuição e armazenamento de vacinas.
Fatores ambientais, sociais e de governança (ESG). Os custos com saúde relacionados às mudanças climáticas são estimados em US$ 820 bilhões por ano. Organizações em todo o mundo reconhecem os impactos ambientais como uma emergência de saúde.
Transformação digital e convergência do modelo de prestação de cuidados. Hospitais e sistemas de saúde estão investindo em computação em nuvem, telecomunicações 5G, inteligência artificial e interoperabilidade para enfrentar os desafios atuais, além de construir modelos de prestação de cuidados digitais no futuro do setor.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.