Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Sabonete contra o câncer de pele criado por um pequeno cientista

Escrito por Letícia Nani

novembro 30, 2023

Pequeno cientista que desenvolveu sabonete para combater o câncer de pele

Um calouro do ensino médio da Virgínia, nos EUA, estava em busca de um experimento científico divertido e acabou fazendo um sabonete com o objetivo de tratar o câncer de pele.

Heman Bekele foi coroado “O Melhor Jovem Cientista da América” e recebeu US$ 25.000 após vencer o 3M Young Scientist Challenge deste ano.

A ideia do adolescente de fazer um sabonete para tratar o câncer de pele surgiu de suas lembranças de pessoas que trabalhavam longas horas ao ar livre sob o sol forte na Etiópia, seu país natal.

“O câncer de pele é encontrado principalmente em pessoas que vivem em países em desenvolvimento”, disse Bekele num comunicado no jornal da escola.

“Mas o preço médio de uma operação é de US$ 40 mil. Fiquei arrasado com a ideia de as pessoas terem que escolher entre o tratamento e colocar comida na mesa para suas famílias”, continuou ele.

Aspirante a cientista, Bekele começou a pesquisar o câncer de pele – principalmente as células dendríticas, que ajudam o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas.

Ele usou vários ingredientes – incluindo ácido salicílico, ácido glicólico e tretinoína – para criar um sabonete para o tratamento do câncer de pele que ajuda a estimular as células dendríticas.

O SUS também tem inovação! Descubra o novo tratamento para câncer de pele do nosso Sistema único de Saúde com a o2labs Novo tratamento para Câncer de Pele no SUS (o2labs.com.br)

Um dos maiores desafios, disse Bekele, era evitar que o sabonete se descascasse. Ele acabou usando uma mistura de hidratante, óleo de coco e manteiga de karité orgânica para conseguir isso.

O processo ensinou ao adolescente o valor da persistência, disse Bekele; um grande desafio foi encontrar a combinação certa de ingredientes para garantir que o sabonete se mantivesse unido sem se desfazer em pedaços.

Usando 3M Cavilon (um hidratante e creme de barreira), óleo de coco e manteiga de karité orgânica, ele conseguiu fazer isso acontecer.

Eric D. Whitman, diretor médico do Atlantic Health System Cancer Care em Nova Jersey, que não estava envolvido no projeto, disse que a invenção de Bekele é uma “maneira interessante de criar um agente tópico de ativação imunológica que poderia ajudar a tratar ou prevenir alguns tipos de câncer de pele”.

“Embora [este seja] um esforço notável de um jovem tão brilhante e motivado, mais testes clínicos são necessários para descobrir se o sabonete ‘reativa’ as células dendríticas, ou mesmo trata ou previne o câncer”, disse Whitman à Fox News Digital em um comunicado por e-mail.

“Espero que este jovem cientista continue o seu trabalho e tenha a oportunidade de colaborar com centros clínicos para testar o seu produto e ver se cumpre a sua promessa potencial.”

O adolescente trabalhou com uma mentora, Deborah Isabelle, especialista em engenharia de produto da 3M em Minnesota, para desenvolver seu sabonete durante o verão.

Bekele também recebeu apoio de pesquisadores da Universidade da Virgínia, professores da FCPS e de seus próprios pais.

A profunda curiosidade do adolescente sobre a área STEM começou muito cedo, disseram seus pais à Fox News Digital por e-mail.

“Heman sempre foi apaixonado por se desafiar além da escola”, disseram sua mãe, Muluemebet G. Ejigu, e seu pai, Wondwossen B. Gemechu, em comunicado conjunto.

“Ele é extremamente autodirigido, enérgico e motivado além de sua idade. Nós, como pais, acreditamos nele, criamos o ambiente e o espaço, incentivamoso a seguir os seus sonhos e a tentar coisas que parecem impossíveis.”

Eles acrescentaram: “Mais importante ainda, promovemos a retribuição e a causa de impacto na sociedade”.

Entre 10 concorrentes, Bekele foi anunciada a vencedora no início deste mês na sede global da 3M em St. Paul, Minnesota.

Os participantes foram avaliados com base na “engenhosidade e pensamento inovador, aplicação dos princípios STEM, demonstração de paixão e pesquisa, habilidades de apresentação e capacidade de inspirar outras pessoas”, de acordo com um comunicado de imprensa da 3M.

Bekele planeja usar seu prêmio em dinheiro para garantir a patente de seu sabonete e economizar para a faculdade.

No futuro, ele espera lançar uma organização sem fins lucrativos para distribuir o seu sabonete em comunidades de baixa renda.

“Estamos entusiasmados em ver a dedicação e resiliência de Heman valendo a pena”, disseram os pais do adolescente. “É também uma confirmação para crianças como ele de que isso é possível.”

Eles acrescentaram: “Estamos extremamente orgulhosos de sua realização e ansiosos por seus próximos passos para fazer a diferença no mundo”.

A mentora de Bekele, Isabelle, disse que também teve a vantagem de aprender com ele.

“Foi um privilégio apoiar Heman durante todo esse processo”, disse ela à Fox News Digital por e-mail.

“Ele viu uma necessidade e usou a ciência para resolvê-la. Embora eu tenha feito perguntas, feito algumas sugestões e conectado Heman a alguns especialistas adicionais para ajudar a tornar seu projeto um sucesso, em última análise, a ideia, o impulso e o protótipo foram todos inspiração e trabalho árduo de Heman.”

Ao interagir com os talentosos finalistas, Isabelle disse que se lembrou de que “tudo o que é preciso para resolver os problemas do mundo é a determinação para o fazer”.

Ela acrescentou: “É algo que nós, adultos, faríamos bem em lembrar”.

Via: IstoÉ

 

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.