Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Spume: a startup que utilizou IA para prever o pico do Coronavírus no Brasil

Escrito por Editor@

setembro 15, 2022

Sobre a Spume
Acompanhar a evolução global de COVID-19, antecipando os picos da doença, de modo que se possam traçar estratégias de enfrentamento do vírus mais efetivas é um desafio comum a todos os países e que tem mobilizado governos, empresas e instituições de pesquisa. Dentro desse contexto, a Spume, startup brasileira fundada em 2014 que trabalha com predição de eventos futuros e análise de risco por meio de inteligência artificial, conseguiu prever, com 30 dias de antecedência, o pico do coronavírus no Brasil e em outras localidades do mundo.

Contando com 14 colaboradores e expectativa de crescimento de 40% para 2020, a Spume tem, em seu portfólio, clientes como: Heineken, BASF, JBS, KPMG, Braskem, Saint-Gobain, Honda, P&G, Vivo e outros.

O Desafio
Pensando em contribuir, sobretudo, com localidades mais vulneráveis ao coronavírus, a Spume utilizou de sua expertise e infraestrutura tecnológica baseada em IA e Machine Learning, para apoiar o poder público no desenho de políticas capazes de conter a expansão do número de infecções e de mortes por COVID-19 no Brasil.

A Solução
Para atender a este objetivo, a Spume contou com um trabalho de voluntários especialistas de diferentes áreas: cientistas, matemáticos, PHDs, biofísicos, infectologistas e experts em inteligência artificial; os quais dedicaram mais de 3.600 horas de estudo e empenho.

A validação do algoritmo veio com a correta antecipação do comportamento do coronavírus na Itália, Espanha e Nova York, com quase a totalidade dos analistas errando esta previsão. Para tanto, foram utilizados algoritmos de IA e aprendizado de máquina, em um software que corrige as fórmulas automaticamente com o próprio erro.

Resultados
Previsão acertada do pico de coronavírus no país – tendo sido a única empresa brasileira que foi assertiva nessa previsão;
Antecipação do comportamento do coronavírus no Brasil e em outras partes do mundo;
Possibilidade do uso dos dados para o desenho de políticas públicas de combate ao vírus;
Geração de conhecimento para o mercado, governo e sociedade sobre o comportamento do COVID-19.

Via: Liga

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.