Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Startup pretende criar órgãos artificiais para transplantes

Escrito por Letícia Nani

março 13, 2023

Atualmente mais de 40 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais fatores que dificultam o processo de captação de órgão para doação é a recusa por parte da família que acabou de perder um familiar. Com esse cenário, diversas pesquisas vêm sendo feitas para desenvolver substitutos sintéticos que possam vir a substituir a atual maneira como lidamos com transplante de órgão.

“Existe uma demanda enorme no Brasil, as pessoas precisam de órgãos. Infelizmente existem várias doenças que culminam na sua terminalidade com a de um transplante de órgãos”, afirma Marcelo Bonvento, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Departamento Regional de Saúde em Ribeirão Preto, ao explicar o atual panorama de transplantes no Brasil e as dificuldades enfrentadas para a realização de uma doação.

Nascido com cardiopatia congênita, Gabriel Liguori, médico e pesquisador pela Faculdade de Medicina da USP, fundou, em parceria com o engenheiro da computação Emerson Moretto, em 2019, a TissueLabs. A startup brasileira ligada à USP atua na fabricação de órgãos e tecidos em laboratório. “A TissueLabs nasceu com o objetivo de fabricar órgãos para transplante”, diz Liguori sobre o projeto: “Nossa ideia é que daqui a dez, 15 anos, a gente estará colocando no mercado esses órgãos para transplante”, afirma ele.

Via: Jornal da USP

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.