Doenças descobertas em estágio precoce possuem mais chances de cura. No caso do câncer de mama em fase inicial, o percentual atinge até 95%. Com essa premissa, a WeConecta, startup especializada em saúde preventiva, apresentou uma solução baseada em inteligência artificial na Gramado Summit, evento de inovação que ocorreu entre 12 e 14 de abril deste ano, em Gramado, com a correalização do governo do Estado. Por meio do programa Startup Lab, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) levou 10 startups ao evento, proporcionando que os negócios pudessem se conectar a investidores, empresas e público em geral.
Na ocasião, um dos sócios-fundadores da startup, o profissional de tecnologia Felipe Amaral dos Santos, explicou que a WeConecta faz a classificação de risco antes do diagnóstico final. “A nossa bandeira é mudar o cenário de diagnósticos tardios”, resumiu. Em uma estrutura societária composta por quatro sócios, divididos entre profissionais de saúde e especialistas em tecnologia, o objetivo da startup é o acolhimento humanizado por meio de uma assistente virtual batizada de “Victoria”.
A WeConecta desenvolveu uma inteligência artificial com algoritmo para identificação de perfis de risco para o desenvolvimento das chamadas “doenças não comunicáveis”, decorrentes da genética, do ambiente ou do estilo de vida de uma pessoa. A inteligência artificial faz a avaliação por meio de uma assistente virtual no WhatsApp, que colhe dados a respeito do indivíduo e fornece, posteriormente, uma classificação de risco com orientações e procedimentos. Muitos são encaminhados a consultas médicas – onde podem descobrir a doença em estágio inicial e iniciar o tratamento adequado com mais chances de cura.
Após anos atendendo mulheres que poderiam ter mais chances de cura se tivessem sido encaminhadas de forma preventiva às consultas, a ginecologista e mastologista Maira Caleffi é uma das cabeças – e consulta técnica – por trás da startup. No primeiro momento, a WeConecta tem atuado, sobretudo, em diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero, com casos de sucesso já encaminhados a atendimento e com a doença curada.
Gramado Summit
A Gramado Summit é um evento de inovação que foi realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril deste ano. Mais de 200 palestrantes discutiram o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolveram temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing. A edição 2024 está marcada para os dias 10 a 12 de abril.
Via: Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul