Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Startup realiza classificação de risco de doenças por meio de inteligência artificial

Escrito por Letícia Nani

maio 31, 2023

Doenças descobertas em estágio precoce possuem mais chances de cura. No caso do câncer de mama em fase inicial, o percentual atinge até 95%. Com essa premissa, a WeConecta, startup especializada em saúde preventiva, apresentou uma solução baseada em inteligência artificial na Gramado Summit, evento de inovação que ocorreu entre 12 e 14 de abril deste ano, em Gramado, com a correalização do governo do Estado. Por meio do programa Startup Lab, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) levou 10 startups ao evento, proporcionando que os negócios pudessem se conectar a investidores, empresas e público em geral.

Na ocasião, um dos sócios-fundadores da startup, o profissional de tecnologia Felipe Amaral dos Santos, explicou que a WeConecta faz a classificação de risco antes do diagnóstico final. “A nossa bandeira é mudar o cenário de diagnósticos tardios”, resumiu. Em uma estrutura societária composta por quatro sócios, divididos entre profissionais de saúde e especialistas em tecnologia, o objetivo da startup é o acolhimento humanizado por meio de uma assistente virtual batizada de “Victoria”.

A WeConecta desenvolveu uma inteligência artificial com algoritmo para identificação de perfis de risco para o desenvolvimento das chamadas “doenças não comunicáveis”, decorrentes da genética, do ambiente ou do estilo de vida de uma pessoa. A inteligência artificial faz a avaliação por meio de uma assistente virtual no WhatsApp, que colhe dados a respeito do indivíduo e fornece, posteriormente, uma classificação de risco com orientações e procedimentos. Muitos são encaminhados a consultas médicas – onde podem descobrir a doença em estágio inicial e iniciar o tratamento adequado com mais chances de cura.

Após anos atendendo mulheres que poderiam ter mais chances de cura se tivessem sido encaminhadas de forma preventiva às consultas, a ginecologista e mastologista Maira Caleffi é uma das cabeças – e consulta técnica – por trás da startup. No primeiro momento, a WeConecta tem atuado, sobretudo, em diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero, com casos de sucesso já encaminhados a atendimento e com a doença curada.

Gramado Summit

A Gramado Summit é um evento de inovação que foi realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril deste ano. Mais de 200 palestrantes discutiram o ecossistema de inovação global. As trilhas de conteúdo envolveram temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing. A edição 2024 está marcada para os dias 10 a 12 de abril.

Via: Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.