Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Startup social promove evento para discutir saúde digital no SUS

Escrito por Bruna Marchini

abril 12, 2024

O workshop reúne representantes do setor público para uma oficina colaborativa com instituições transformadoras

As empreendedoras sociais, Sabine Zink e Adriana Mallet, recebem juntamente com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, membros do Data SUS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Secretaria Municipal de Campinas, para um evento inovador que discute o caminho da saúde digital no Brasil. As co-fundadoras da startup social SAS Brasil, organização sem fins lucrativos que atua desde 2013 levando atendimento gratuito para regiões sem acesso à saúde especializada no país, estão conduzindo o 1º Workshop de Inovação em Saúde Digital levando insights e aprendizados com o uso da tecnologia na saúde.

A proposta da oficina colaborativa é que os participantes compartilhem suas experiências no campo da Saúde Digital e coloquem a mão na massa para pensar os próximos passos possíveis para escalar a telessaúde no Brasil. “Um dos aprendizados que trouxemos do Fórum Econômico Mundial é a potência da união entre atores da sociedade para promover a mudança. Por isso, esperamos que ao unir representantes do poder público, privado e do terceiro setor poderemos potencializar nossos esforços para propor uma solução eficaz e inovadora para transformar o acesso à saúde no Brasil”, explica Sabine Zink da sala do Living Lab na Unicamp, primeiro polo de disseminação em telessaúde no Brasil, onde acontece o evento.

Diretamente de Brasília, Ana Estela Haddad, que comanda a Secretaria de Saúde Digital do Ministério da Saúde, pôde acompanhar virtualmente o clima de cooperação, discussões e trocas de experiências práticas do primeiro dia. Antes de seguir com seus compromissos, a secretária compartilhou sua satisfação com o evento. “Essa união de esforços e o momento de poder trocar experiências inovadoras que se complementam é muito importante e rico. Nós da Secretaria estamos atentos para compreender com abrangência e profundidade tudo que está em curso para que busquemos a conexão e a articulação entre as experiências”, comentou Ana Estela.

Com o fechamento da sua fala, que chamou atenção para como a tecnologia traz a oportunidade de parar, repensar o processo de trabalho, ressignificar e refazer caminhos, os participantes seguiram com a programação e as oficinas práticas. O segundo dia de evento terá como foco algumas soluções desenvolvidas pelo Grupo SAS, como as Unidades de Telemedicina Avançadas, containers adaptados com consultórios médicos instalados em cidades remotas e o CompenSAS, a primeira calculadora de créditos de carbono.

As discussões do segundo momento serão guiadas pela célebre frase da médica e co-fundadora da startup social: “Há 20 anos era impossível sonhar com as ferramentas que atualmente existem na saúde. Hoje, é impossível pensar na saúde dos sonhos sem elas”. A expectativa é que ao final do workshop os presentes consigam articular uma proposta que traga inovações tecnológicas para a saúde pública no Brasil.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Carolina Soihet Cohen

Carolina Soihet Cohen é uma renomada especialista em Comunicação de Causas e uma das líderes do movimento global pela saúde e igualdade de acesso a tratamentos médicos. Como cofundadora da Colabore com o Futuro, ela está à frente na defesa dos direitos à saúde e na...

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Conheça o Protagonista da Saúde: Alex Sanghikian

Na busca por entender o futuro da saúde, é crucial conhecer os visionários que estão moldando esse cenário. Entre esses líderes está Alex Sanghikian, atual gerente da área de Digital & Inovação da Sandoz no Brasil. Com mais de 15 anos de experiência na vanguarda...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.