Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

Tecnologia inovadora será utilizada em pacientes do HPS para prevenir quedas

Escrito por +o2labs

junho 9, 2022

Um sensor sem fio instalado junto ao paciente irá indicar ao profissional de saúde se há algum risco de queda e o tempo correto para reposicionar a pessoa no leito, evitando lesões e dando mais segurança aos atendimentos. A iniciativa consiste em projeto-piloto inovador que será desenvolvido no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre de junho a dezembro, a partir de parceria com a Intellectos Centro de Pesquisa e Inovação e a startup Stakecare. O lançamento ocorreu em evento na noite de quarta-feira, 18, no Instituto Caldeira, bairro Navegantes, como parte da programação da Semana da Enfermagem. O evento contou com participação especial de André Damasceno e dinâmica com os Irmãos Quiróz.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, saudou o emprego de tecnologias de ponta no cuidado em saúde. “É uma satisfação ver que as novas tecnologias estão a serviço das pessoas, viabilizando um atendimento mais seguro para pacientes e profissionais”, afirmou o gestor. A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, diz que as equipes estão muito otimistas. “Estamos confiantes de que o dispositivo irá facilitar o cuidado de enfermagem e o manejo dos pacientes, reduzindo complicações durante a internação especialmente em dois fatores de risco, a queda e a úlcera de pressão”, destacou, apostando em uma linha de cuidado ainda mais qualificada.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo é melhorar a segurança do paciente na internação hospitalar

“O sensor Stakecare é composto por um dispositivo conectado ao paciente com acompanhamento feito através de aplicativo, que pode ser instalado em smartphones e tablets com acesso wi-fi ou bluetooth”, explicou o CEO da Stakecare, Delmonte Friedrich. Com o sensor de movimento do aparelho, o profissional de saúde consegue monitorar a forma como o paciente se move no leito. “No dashboard, aparece o avatar do usuário e as movimentações em tempo real, com a possibilidade de ajustar os tipos de movimentos seguros”, comentou. O hardware também permite acompanhar medicamentos e dosagens prescritas, horários ministrados, temperatura corporal, oximetria e batimentos cardíacos.

Durante seis meses, serão realizadas avaliações a partir da utilização do novo dispositivo em pacientes da unidade de internação do segundo andar do hospital. “Com base na análise dos resultados, iremos avaliar os benefícios aos pacientes com o uso da nova tecnologia, com a possibilidade de expandir a outras unidades de internação do hospital”, afirma a diretora de enfermagem, Gladis Jung.

Também participaram da mesa de abertura o secretário-adjunto de Saúde, Richard Dias, o representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado RS e diretor-técnico da Sedec, Roger da Rocha Pozzi, o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, a assessora da direção de enfermagem, enfermeira Renata Brasil, a presidente da Intellectos Centro de Pesquisa e Inovação, Simone Tartari, o diretor da Intellecto, André Guedes, e o diretor-técnico da Stakecare, Nazareno Fernandes.

A queda é um dos eventos de maior preocupação mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a segunda causa de morte por lesão acidental ou não intencional: 646 mil pessoas morrem em função de quedas, com uma concentração em pessoas com 65 anos ou mais.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.