Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

UEL e MPPR assinam termo para acompanhamento fiscal de venda de medicamentos

Escrito por +o2labs

junho 9, 2022

Além de identificar eventuais desvios de recursos públicos, ferramenta vai possibilitar a produção de conhecimento acadêmico

A Universidade Estadual de Londrina e o Ministério Público do Paraná firmaram um termo de cooperação técnica para a utilização de uma ferramenta que vai permitir a identificação de eventuais desvios de recursos públicos na compra de medicamentos. O aplicativo “De Olho no Remédio” foi desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência do Centro de Apoio Técnico à Execução, do Ministério Público do Paraná ainda em 2020, e foi apresentado na manhã desta terça-feira na UEL.

A ferramenta realiza o processamento inteligente de notas fiscais geradas por empresas farmacêuticas e permite o mapeamento de remédios que tiveram compras efetuadas, além do acompanhamento da atuação de empresas fornecedoras.

Na UEL, a ferramenta vai ser utilizada por professores e alunos que integram o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública, o Nigep. Para a coordenadora, Vera Suguihiro, a produção acadêmica também ganha muito com a utilização deste aplicativo.

O aplicativo conta com diversas funcionalidades que possibilitam o cruzamento de informações. Dentre os alertas que apontam discrepâncias nos preços, há também o que acusa quando o medicamento está sendo vendido após ter passado 90% do seu prazo de validade. Com a ferramenta, os pesquisadores poderão identificar os municípios que realizaram a compra de um determinado medicamento, podendo realizar o monitoramento dos lotes e ampolas.

Todas estas possibilidades presentes no aplicativo fizeram com o que o projeto fosse premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em 2020. Desde então, a ferramenta vem sendo usada no âmbito do governo do estado para fazer a comparação de preços.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Conhecendo a protagonista em inovação na saúde Márcia Cunha

Márcia é empreendedora de segunda viagem, graduada em Economia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Sempre inserida no universo feminino, formou-se em Psicanálise pelo CEP SP, a fim de compreender ainda mais as mulheres. Ela é Business and Executive Coach...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.