Estamos aqui para impulsionar a transformação no mercado da saúde

UEL e MPPR assinam termo para acompanhamento fiscal de venda de medicamentos

Escrito por +o2labs

junho 9, 2022

Além de identificar eventuais desvios de recursos públicos, ferramenta vai possibilitar a produção de conhecimento acadêmico

A Universidade Estadual de Londrina e o Ministério Público do Paraná firmaram um termo de cooperação técnica para a utilização de uma ferramenta que vai permitir a identificação de eventuais desvios de recursos públicos na compra de medicamentos. O aplicativo “De Olho no Remédio” foi desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência do Centro de Apoio Técnico à Execução, do Ministério Público do Paraná ainda em 2020, e foi apresentado na manhã desta terça-feira na UEL.

A ferramenta realiza o processamento inteligente de notas fiscais geradas por empresas farmacêuticas e permite o mapeamento de remédios que tiveram compras efetuadas, além do acompanhamento da atuação de empresas fornecedoras.

Na UEL, a ferramenta vai ser utilizada por professores e alunos que integram o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública, o Nigep. Para a coordenadora, Vera Suguihiro, a produção acadêmica também ganha muito com a utilização deste aplicativo.

O aplicativo conta com diversas funcionalidades que possibilitam o cruzamento de informações. Dentre os alertas que apontam discrepâncias nos preços, há também o que acusa quando o medicamento está sendo vendido após ter passado 90% do seu prazo de validade. Com a ferramenta, os pesquisadores poderão identificar os municípios que realizaram a compra de um determinado medicamento, podendo realizar o monitoramento dos lotes e ampolas.

Todas estas possibilidades presentes no aplicativo fizeram com o que o projeto fosse premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em 2020. Desde então, a ferramenta vem sendo usada no âmbito do governo do estado para fazer a comparação de preços.

Acesse o site da epharma

Artigos em comum

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

Genética inovadora: Algoritmo do Einstein acelera diagnóstico

O Einstein é a primeira organização da América Latina a padronizar as recomendações das principais sociedades mundiais de genômica em um algoritmo de IA adaptado às peculiaridades brasileiras para identificação de alterações de DNA associadas às doenças genéticas. O...

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

Paciente Digital: Parceria Inovadora em Oftalmologia

A Healthtech Nilo acaba de fechar parceria com a unidade de negócios de Oftalmologia do Grupo Fleury com o objetivo de acompanhar pacientes que vão passar por cirurgias de forma personalizada e humanizada. A jornada digital de fácil acesso, já que é realizada via...

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

Saúde em Foco: Multimorbidades em São Paulo e Desafios

O diagnóstico de duas ou mais doenças crônicas para uma mesma pessoa cresceu nos últimos 20 anos. O aumento dessa condição, conhecida como multimorbidade, acompanha o envelhecimento da população na cidade de São Paulo. Em 2015, 42,2% da população paulistana com mais...

Acompanhe +O2labs

+o2Labs Respire boas ideias

Sobre +O2labs

Uma plataforma própria com uma metodologia vencedora voltada exclusivamente para inovação na prática com 3 programas distintos:

  • Central de Ideias: campanhas de intraempreendedorismo para fomentar a cultura de inovação com os epharmers, nossos colaboradores.
  • epharma Disrupt: desenvolver os melhores MPVs através de squads multifuncionais e alianças estratégicas para cocriação entre experts.
  • epharma Connect: foco em inovação aberta com staturps que queiram fazer parte de nossos desafios de forma colaborativa, e conectar com outros labs para criar parcerias diversificadas e escalar MVPs.

Junte-se a nós neste mesmo objetivo! Respire boas ideias.